sábado, 16 de agosto de 2008

PINGÜINS SÃO ATENDIDOS NA UNIME - "OPERAÇÃO TA DANDO ONDA"

Pinguins são atendidos na UNIME O Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) da Bahia já encaminhou seis pingüins recolhidos no litoral de Salvador para o Hospital Veterinário da Unime (HOSVET) para exames complementares e procedimentos cirúrgicos. Cerca de 350 pingüins estão sob tratamento de médicos veterinários e biólogos do IMA.
Sexta-feira, dia 25, o IMA buscou o apoio do HOSVET para a retirada cirúrgica de anzóis ingeridos por dois animais. Professores, médicos veterinários, residentes e alunos do Curso de Medicina Veterinária estão envolvidos e mobilizados para prestar todo apoio necessário à recuperação destes animais. Todo um esquema de atendimento ambulatorial e de suporte de diagnóstico (pesagem, exames de sangue, radiografias e eletrocardiograma) foi montado numa verdadeira Operação que está sendo batizada de “TÁ DANDO ONDA” fazendo alusão ao filme com o mesmo nome que retratou no ano passado a história de um pingüim que decide deixar sua família e sua cidade, para participar um torneio de surf realizado em uma costa litorânea paradisíaca.
Quem encontrar algum pingüim nas praias pode pedir ajuda ao Instituto Mamíferos Aquáticos pelo telefone (71) 3461-1490. Doações de sardinha e jornais podem ser enviadas ao Instituto que fica na Rua dos Radioamadores, nº 73, em Pituaçu.
É importante salientar que os animais achados pela população nas praias (próximos à areia) de Salvador e Lauro de Freitas devem ser aquecidos ( não deve-se tentar alimentá-lo) e devem ser encaminhados ao IMA onde médicos veterinários e biólogos estão preparados para realizar atendimentos e triagem dos animais que realmente necessitam de procedimentos mais complexos.