quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Ferrets ou furões como um novo pet!

Os Ferrets são excelentes animais de companhia. Eles dormem quase o dia inteiro, gastam de 14 a 18h dormindo, mas quando acordados brincam sem parar, mesmo quando estão mais velhos. Normalmente tem hábitos crespuscular, ou seja são masi ativos ao amanhecer e ao entardecer, mas se acostumam facilmente com os horários do seu dono. Assim, quando você não estiver em casa, ele estará dormindo, mas vai acordar quando você chegar.
Furões são enérgicos, curiosos, interessados em seus arredores, e muitas vezes solicitam jogar com seres humanos, com um repertório de comportamentos tanto encantador e difícil para alguns proprietários humanos. O jogo para um furão vai envolver muitas vezes esconde-esconde ou algum tipo de jogo que envolva predador / presa, tanto o homem tenta pegar o furão ou o furão capturar os humanos. Eles também têm um forte instinto nidificação e repetidamente irá transportar pequenos objetos para locais escondidos.
Normalmente os Ferrets são mantidos em gaiolas e não se importam com espaços pequenos, mas precisam sair para brincar pelo menos algumas horas por dia. Também se acostumam a passear usando coleiras ou dentro de bolsas de transporte feitas para eles. Quando se faz a opção de deixá-los soltos em casa, num quarto, por exemplo, deve-se verificar todas as tomadas, móveis e objetos que possam machucá-los. Eles aprendem a usar "banheiros", que são as caixas de areia, como as usados pelos gatos e não costumam fazer sujeira pela casa, mas possuem o instinto de dermarcar o território com a urina e diferentemente dos gatos , não cosyumam fazer suas necessiadade em um local específico, por este motivo é necessário a colocação de várias caixas de areia em lugares diferentes e estas deverão ser mudadas constantemente de local.

A alimentação do ferret deve ser rica em proteínas. Existem rações específicas para eles, mas são difíceis de encontrar aqui no Brasil e geralmente são caras. Os criadores recomendam a utilização de ração para gatos como substituto, desde que estas contenham elevado tero de proteína e gordura. A maioria das rações para gatos adultos contem baixo teor proteico e elevado teor de fibras, não sendo ideal para os furões. O alimento ideal deverá conter 32% de teor proteico (proteína de carne), 18% de gordura e apenas 3% de fibras.
Além deste alimento, podemos dar-lhes guloseimas. Existem alguns próprios para Ferrets, mas a maioria deles gosta muito de frutas, como banana, uva passa e pedaços de pão. NUNCA deve ser oferecido doces, chocolate ou sorvete para um Ferret
O Ferret normalmente não morde nem arranha. Algumas vezes podem abrir a boca como se fossem atacar, mas somente se sentirem ameaçados ou se estiverem brincando. Mordidas ocasionais durante as brincadeiras não costumam doer, pois os dentes, apesar de grandes, não têm muita força. É um bom companheiro para brincar, podendo aprender truques, atender quando chamado e se apega muito ao dono. Precisam de atenção e podem se sentir muito sozinhos se não forem "chamados para brincar". Se dá muito bem com crianças, já que não se cansa e é muito ágil.
Estes animais exigem alguns cuidados como outros animais domésticos. Eles precisam que suas unhas sejam cortadas, porque quando crescem podem estragar tapetes, sofás ou machucar durante brincadeiras. Possuem odor característico que pode incomodar algumas pessoas e para isso pode ser usado perfumes para gatos, sem álcool, encontrados em pet shops, mas sempre em pequena quantidade e podem tomar banhos, geralmente a cada 15 dias, com shampoo para Ferrets ou para gatos. Deve ser usado água morna e tomar cuidado com os olhos, boca e nariz. As orelhas devem ser limpas com um cotonete.
O Ferret ou furão deve ser vacinado quando filhote;geralmente são vendidos com as primeiras vacinas já tomadas. Eles estão sujeitos à Raiva e Cinomose (comum nos cães). Estas duas doenças são fatais para estes animais, que morrem rapidamente quando doentes. Os adultos também devem tomar reforço anual destas vacinas. ATENÇÃO: a vacina de Ferrets não é a mesma usada nos cães. Peça ao veterinário a vacina específica para esta espécie.
Assim como outros animais, podem haver problemas com pulgas, embora seja raro. Este animal só terá este problema se tiver contato com outros animais muito infestados.

Outras doenças:


-Gripe: O vírus da influenza pode ser transmitido pelos seus donos ou para os seus donos . Se o seu animal ficar doente, geralmente descanso, água e comida são suficientes.


-Doença nas adrenais: um crescimento das glândulas adrenais que pode ser hiperplasia ou câncer, é mais frequentemente diagnosticada por sinais como perda de pelo, aumento da agressividade, dificuldade em urinar (causada por um aumento da próstata, nos machos) ou de defecar e ( no caso das fêmeas) uma aumento na vulva. Sinais de um aumento prostático deve ser considerada uma emergência, mesmo que o crescimento é benigno, pode ainda causar um desequilíbrio hormonal que pode ter efeitos devastadores sobre a saúde do furão.
Para o tratamento, as opções incluem a cirurgia para exérese da glândula afetada e / ou terapia hormonal.
As causas da doença adrenal são ainda incertas, mas especula-se um desequilíbrio natural nos cilclos de luz , dietas baseadas em alimentos processados, sendo também sugerido um componente hereditário para esta doença, que é geralmente detectada durante a primavera ou outono, já que afeta os hormônios que fazem o pêlo crescer, desta maneira quando furões com doença adrenal trocam seu pelo no inverno eles simplesmente não voltam crescer de volta por causa da doença.
A perda padrão de pelo geralmente é muito específica para a doença adrenal: Começa na base da cauda e, em seguida, continua-se a volta do furão. Furões que tenham sido tratados por doença adrenal temporáriamente, também podem sofrer queda de pelo graves e se recuperar.

- Insulinoma , os furões são também conhecidas por sofrer de insulinoma, um câncer de pâncreas. O crescimento dos nódulos cancerosos no pâncreas, por vezes, mas nem sempre, conduz a um aumento na produção de insulina, que é responsável metabolização da glicemia. Uma liberação demasiada de insulina pode causar a queda de açúcar no sangue, resultando em letargia, convulsões e levar a morte. Os sintomas podem incluir episódios de letargia, sialorréia, dor, uma elevada frequência gritos e convulsões.
Como cancer na supra-renal, a causa exata do insulinoma é desconhecida. Especula-se que as dietas de furões domésticos estão demasiadamente longe das dietas naturais dos seus antepassados, e incluem tanto açúcar ou carboidratos simples. O tratamento para insulinoma pode incluir a excisão cirúrgica do cancer ou trtamento com corticóides que suprimem a produção de insulina; suplementação mudanças na dieta, ou uma combinação dos mesmos. Infelizmente, o crescimento dos tumores não podem ser completamente parado, e por vezes o furão vai sofrer uma recorrência dos sintomas. Em um ataque insulinoma, um remédio temporário para estabilizar o furão é qualquer tipo de um xarope de açúcar, como o xarope de milho ou mel.

- Linfoma : linfossarcoma é a mais comum malignidade em furões. Ocorre em duas formas - juvenil, que crescimento rápido e atinge furões idade inferior a dois anos, e o linfossarcoma de adultos, uma forma mais lenta que acomete furões quatro a sete anos de idade.
Na forma juvenil de linfossarcoma, linfócitos grandes, imaturos (lymphoblasts) rapidamente invadem o timo e / ou os órgãos da cavidade abdominal, especialmente o fígado e o baço.

Na form adulta linfossarcoma, os linfonodos na cavidade abdominal e pernas tornam-se logo de início, inchados devido à invasão de pequenos, linfócitos maduros. A invasão de órgãos, tais como o fígado, rins, pulmões e baço, ocorre mais tarde, e a doença pode estar bastante avançada antes ds sintomas serem detectáveis.
Tal como nos seres humanos, linfossarcoma do furão pode ser tratado cirurgicamente, com radioterapia, quimioterapia ou uma combinação dos mesmos. O prognóstico de longo prazo raramente é brilhante, porém, e este tratamento se destina a melhorar a qualidade de vida do animal com a doença.

- Doenças Virais: Enterite Catarral Epizotíaca (ECE) : A ECE, uma doença viral que apareceu pela primeira vez no nordeste E.U. em 1994, é uma inflamação das mucosas, no intestino. A doença manifesta-se como diarréia severa (muitas vezes de uma cor verde brilhante), perda de apetite, e severa perda de peso. O vírus pode ser transmitido através de fluidos e indiretamente pelos seres humanos.

Embora muitas vezes fata e requer com os cuidados de suporte incluem internação com fluidos intravenosos, sendo particularmente ameaçador para furões mais velhos que necessitam de atenção imediata.


- Doença do Vírus Aleutas (ADV): Aleutas vírus é um parvovírus descoberto entre martasnas Ilhas Aleutas,no início do século 20. Em furões, o vírus afeta o sistema imunitário (afetendo a não produção de anticorpos neutralizantes) e muitos órgãos internos, principalmente os rins.

Não há cura ou vacina para a doença, e os furões podem transportar o vírus por meses ou anos sem sintomas. Como resultado, algumas organizações e abrigos para furões recomendam que os proprietários testem seus animais para o vírus regularmente, separando os furões se o teste for positivo.


- Cinomose : é um doença extremamente contagiosa que é quase sempre fatal. Manter os animai regorosamente dentro de casa,não protege os ferrets contra a a doença já que os proprietários podem trazer o vírus para casa em suas roupas ou em seus sapatos. A única defesa contra o vírus é a vacinação. Mas tem havido relatos, particularmente a partir da E.U.A., de furões entrar em choque anafilático após ter sido vacinado contra a CD.



Isolamento do vírus Influenza utilizando furões

- Coloração de Waardenburg : Ferrets com uma listra branca em seu rosto ou com uma cabeça totalmente branca, quase certamente irão desenvolver um defeito congênito que partilha algumas semelhanças com a síndrome de Waardenburg. Esta sindrome provoca, entre outras coisas, uma deformação craniana no útero, que amplia o crânio, face, deixa marcas brancas, e também provoca parcial ou total surdez. Estima-se como muitos como 75% dos furões com Coloração de Waardenburg são surdos.

Além disso, a deformação craniana também provoca uma maior ocorrência de natimortos furão e, ocasionalmente, fissura no pálato.

- Saúde Bucal : A saúde Bucal é uma parte muito importante da saúde de qualquer, e não deve ser negligenciada.
Tártaro : Cálculo dentário (tártaro) é uma substância dura formada sobre os dentes da mineralização da placa. O tártaro provém principalmente do alimento que fica preso aos dentes por longos períodos de tempo. A melhor maneira de evitar tártaro é alimentar o furão com carne crua, ossos. A biomecânica do consumo de carne e ossos irá manter os dentes limpos
Tártaro, por si só pode levar à gengivite que, por sua vez pode levar a um abscesso dentário, a perda óssea, e a infecções por bactérias que pode se espalhar através da corrente sanguínea para os órgãos internos e levar à morte se não for tratada. Este pode ser removido mecânicamente ou por ultra-som em um veterinário (isso geralmente envolve anestesia). Uma pequena escova também pode ser usada como uma medida preventiva. Prevenir é melhor do que o tratamento, tártaro pode ser prevenido com alimentação contendo alimentos crus ou gelatina própria para furões.

Abrasão : A abrasão dentária ou desgaste dental é comum em furões, e é causado pelo desgaste mecânico dos dentes. Comer alimentos fabricados secos, irá corroer os dentes do furão, o desgaste a partir da ingestão destes alimentos pode tornar-se significativo com a idade avançada (após cerca de 3-5 anos). Se os dentes ficarem muitos desgastados, o furão não será capaz de usá-los como tesouras de comer carne crua. A erosão dos dentes acabará por afetar a capacidade de comer alimento sólido
A abrasão dentária também pode ser causada pelo excesso mastigação sobre tecidos e brinquedos, e por morder a gaiola . Se o furão dedicar a estas atividades , que pode ser um sinal de tédio, as atividades mais estimulantes (como jogar), devem regularizar esta situação.


Atenção: Sempre que seu animal apresentar quelquer alteração, procure imediatamente um veterinário!