domingo, 21 de setembro de 2008

Papagaio - Saiba mais sobre esta ave.

O papagaio é uma das muitas aves pertencentes à ordem dos Psitaciformes, família Psittacida. Os papagaios têm como característica um bico curvo e penas de várias cores, variando muito entre as diferentes espécies. Alguns papagaios são capazes de imitar sons e, inclusive, a fala humana.
O papagaio-verdadeiro, que é muito criado em cativeiro, também conhecido pelos nomes de , acamatanga, papagaio-baiano ,acumatanga, ageru, ajuruetê, ajurujurá, camatanga, curau, papagaio-comum, papagaio-curau, papagaio-de-fronte-azul, papagaio-grego e trombeteiro (Amazona aestiva), possui como características físicas : cerca de 35 cm de comprimento e pesa cerca de 400 g. Apresenta cabeça amarela, fronte e loro azuis, espelho alar, encontro das asas e base da cauda vermelhos. O bico é negro no macho adulto. É uma das especies mais belas e inteligentes de aves do planeta e sua expectativa de vida é de 80 anos,sendo bem cuidado.

É encontrado em mata úmida ou seca, em beira de rios e cerradões na Bolívia, Paraguai e Norte da Argentina. No Brasil, ocorre do Nordeste (Piauí, Pernambuco, Bahia), pelo Brasil central (Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso), ao Rio Grande do Sul; ausente nas áreas litorâneas ao contrário de Amazona amazonica.

Os papagaios são capturados clandestinamente e transportados para serem vendidos ilegalmente, muitos deles morrem antes mesmo de chegarem a serem vendidos. A única maneira de possuir éssa e outras aves da fauna brasileira é possuindo uma ave com anilha,documento,e o responsável precisa ter a permissão do IBAMA(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Para aqueles que tem um papagaio verdadeiro darei algumas dicas de cuidados na criação:



- O manejo alimentar é muito importante, pois quando bem alimentado é mais difícil do animal desenvolver doenças. a alimentação correta é aquela que possue: Todos os dias, frutas, legumes e verduras, todos os tipos de sementes, como girassol, painço, alpiste, arroz com casca, aveia em grãos, castanhas sem sal, pão torrado e Corn-Flakes. Para suprir a necessidade de cálcio de seu pássaro, é aconselhável dar iogurte natural e queijo tipo frescal (atenção nunca deixar na gaiola por mais de uma hora, pois podem estragar), recomenda-se também para suprir as necessidades de proteína animal, dar uma vez por semana, Tenébrio Molitor(pequenas larvas deste inseto, desde que criadas com muita higiene) e ração para cães. Existem também no mercado rações próprias para este tipo de ave.



_ Higiene dos vasilhames de água e comida todos os dias usandoducha de água e sabão desinfetante. Lavar também a gaiola, sempre deixando-a limpa, sem acúmulo de restos de comida, fezes ou urina. lembrar sempre de não levar a mão a boca quando estive realizando a higiene dos vasilhames ou da gaiola. Algumas das doenças do papagaio podem ser transmitidas para você.



- Macho ou Fêmea - somente com exame sanguíneo, que poderá ser realizado pelo veterinário.



-Problemas??? Não de remédio!!! Procure um veterinário.





Algumas doenças que sua ave pode apresentar:




  • Coccidiose ;

  • Piolhos das penas e do corpo: O pássaro se coça constantemente e observando as penas da asa aberta contra a luz, podemos notar o dano causado nas penas, como pequenos traços escuros.
  • Estafilococose: É uma bactéria que provoca lesões nas plantas dos pés, como pequenos abscessos que dificultam o pouso; em seguida atingem os dedos que se necrosam. Essas ulcerações quando espremidas, segregam um líquido purulento. A falta de higiene tanto do criadouro, quanto dos poleiros são os responsáveis .
  • Conjuntivite: algumas vezes, é adquirida por contágio, outras decorrem do traumatismo causado por pancadas na própria gaiola ou ainda esfregando, roçando, friccionando ou atritando ou olhos em qualquer parte da gaiola ou mesmo em poleiros sujos.
  • Fraturas: Não é raro aparecer pássaros com os membros quebrados. Os caso mais comuns, são das pernas e das asas, especialmente quando são retiradas penas.

  • Ácaros respiratórios e piolhos vermelhos: Ocorre o acesso asmático repentino, porém mais freqüente à noite e à tardinha, ou depois de se alimentar, respiração penosa, sibilante com assobio, acesso de tosse com expectoração contendo muitos ácaros, plumagem em desalinha, abertura do bico com os movimentos respiratórios Após os ataques, os pássaros voltam ao estado normal. Tratamento: isolar o pássaro doente e levá-lo ao veterinário.
  • Pneumonia: Os sintomas são falta de vivacidade, respiração difícil, o bico pode ficar com uma cor violácea. o pássaro coloca a cabeça para trás abaixo das asas: a cauda acompanha o ritmo respiratório, febre, asas caídas e penas soltas.

  • Asma Sintomas: os enfermos exalam uns sons semelhantes a pequenos gritos, especialmente ao anoitecer e na parte da manhã. A respiração, via de regra, é forçada, arquejante. As causas são alimentação imprópria, predispondo à obesidade, gaiolas muito sujas, ambiente mal ventilado e banhos em dias muito frios. Pode ocorrer a queda do poleiro, morte por asfixia. Nos casos muito graves, imobilidade, olhos entreabertos, penas soltas, respiração acelerada intermitente com emissão de pequenos gemidos. Devemos eliminar as principais causas prejudiciais, frio, vento, poeira, umidade, etc.
  • Bronquite /Traqueite ; narinas obstruídas, bico aberto a ave para de cantar, fica agitada, com tosse seca e rouquidão, catarro, plumas soltas, respiração com o bico aberto e muito difícil. O tratamento deve ser realizado sob orientação veterinária. Coriza É um dos problemas mais comuns dos pássaros, aparecendo com freqüência nos criadouros. Onde temos a falta de vivacidade, anemia, corrimento das narinas e também dos olhos. O catarro torna as penas em torno das narinas, com tosse, respiração difícil Dispnéia e Mucosa congestionada.

O tratamento, de todas as doença acima citadas, deve ser realizado sob orientação veterinária.