sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

CATARATA EM CÃES E GATOS


A catarata é a perda da transparência da lente do olho, que se torna opaca.
A lente é responsável pelo ajuste delicado da visão para objetos a diferentes distâncias. Ela é transparente , sendo formada por células e fibras envolvidas por uma cápsula. Estas células e fibras estão arranjadas de forma que a luz possa passar sem deformidades.
A perda da transparência , que ocorre na catarata , é decorrente de modificações metabólicas que cursam com o acúmulo de água para dentro da lente, ocasionando um desarranjo das células e fibras, não permitindo assim a passagem da luz e formação da imagem.Esta opacidade da lente pode ser focal ou generalizada.
As causas mais comuns da catarata são:

- Em cães: Pelo avanço da idade, pela hereditariedade e por doenças metabólicas como Diabetes Melitos, insufiiciência renal e problemas na tireóide.

- Em gatos: Por inflamações oculares crônicas, por traumas perfurantes e diferentemente dos caninos a catarata hereditária é incomum.

A catarata é muito confundida com a Esclerose, que é um envelhecimento natural da lente , levando a opacidade da mesma( a lente fica com aspecto azulado), mas esta opacidade permite que haja passagem de luz e formação da imagem, não impedindo a visão.
O tratamento por colírios e/ou medicações orais é ineficaz até o presente momento, sendo o único tratamento efetivo o cirúrgico, mediante a remoção da lente.
Todo o animal com catarata deve ser acompanhado pelo veterinário,pois a catarat pode causarinflamações ocularesque cursam com dor e desconforto para o animal e se não tratadas precocementepode levar a perda da estrutura ocular.