sábado, 23 de agosto de 2008

A SAÚDE DOS FILHOTES



Os filhotes precisam de cuidados especiais, para se manterem saudáveis . Para que eles já nasçam saudáveis, é preciso um tratamento especial, com a mãe, antes e durante o período gestacional.
Como a maioria das doenças são passadas através da via transplacetária (troca de sangue que ocorre, entre a mãe e o filhote, através do cordão umbilical, durante a gestação) ou pela via transmamária (através do leite, durante amamentação), é importantíssimo que antes da gestação as mães sejam devidamente vacinadas, vermifugadas e seja feito um controle de ectoparasitos, como pulgas e carrapatos. A vermifugação da mãe deve ocorrer também durante e após o período gestacional, já que nesta fase há uma debilidade maior do seu organismo e vermes que ficam inertes na musculatura, são liberados durante a gestação ou durante a amamentação e transmitidos diretamente para os filhotes, pelas duas vias citadas anteriormente.
Hoje, há vermífugos que podem ser usados seguramente em cadelas gestantes, sem que haja algum efeito prejudicial na gestação e na formação dos filhotes. Por falar em formação de filhotes, uma nutrição adequada das mães deverá ser realizada, utilizando-se rações balanceadas. Alguns veterinários recomendam a administração de rações para filhotes, durante o período gestacional e de amamentação, por conterem um teor maior de nutrientes, principalmente o cálcio, em sua composição. A utilização indiscriminada de suplementos contendo cálcio ou de antibióticos, durante este período, pode causar deformações nos filhotes e prejudicar a gestação.
Após o parto, estes filhotes são expostos a vários agentes que se encontram no meio ambiente, como vírus, bactérias, parasitas... Pelo fato de ainda não terem um sistema imune desenvolvido, a sua defesa, nas primeiras semanas é concebida através da ingestão, nas primeiras horas de vida, do colostro da mãe, que é rico em anticorpos, necessários para sua defesa, contra estes agentes externos. Além deste despreparo do sistema imunológico, os filhotes também não conseguem regular a temperatura corporal, devido à imaturidade do seu aparelho termoregulador, entrando facilmente em estado de hipotermia (temperatura baixa), controlar o teor de glicose (açúcar) no sangue, entrando facilmente em hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) e controlar o desequilíbrio entre a perda e a absorção de líquidos, levando a desidratação por diarréia ou vômito.Assim os filhotes devem ser alimentados a cada 2h, devem ficar em locais aquecidos e ingerir o colostro adequadamente para evitar vômitos e diarréias.
A tríade do neonato, como é chamado esse desequilíbrio entre glicemia, temperatura e hidratação são uma das causas mais comuns de morte em neonatos. A qualquer alteração de comportamento do filhote, leva-lo imediatamente a um veterinário, para que o quadro possa ser revertido rapidamente e a morte seja evitada.
Em caso de rejeição, ninhadas muito numerosas, produção insuficiente de leite, ou problemas de saúde da mãe, que impossibilite que ela amamente ou cuide adequadamente de seus filhotes, a sobrevida deste passa a depender da intervenção dos proprietários, que poderão utilizar para alimentação leites artificiais próprios para filhotes ou sucedâneos caseiros receitados pelo veterinário. Os cuidados pediátricos devem ser realizados até os 6 meses de idade.
A transição do leite materno por outro tipo de alimentação ocorrerá por volta da 3ª até a 5ª semana de vida, sendo a troca iniciada com a utilização de papinha desmame, até que a transição para ração sólida seja definitiva.O controle das verminoses deve ser realizado a partir de 3ª semana de vida, sendo o reforço realizado a cada 15 dias até os 3 meses de idade ( de acordo com o peso do animal) e a cada 1 mês até os seis meses de idade. Esse esquema pode variar de acordo com cada veterinário.
A vacinação, de filhotes de cães , deve ser iniciada com 45 dias de vida, sendo a 1ª dose da vacina contra: Parainfluenza, cinomose, parvovirose, hepatite canina, leptospirose e coronavirose, que são encontradas em associações comerciais (octopla ou dectopla), sendo sempre aplicadas por um veterinário. Inicialmente são administradas 3 doses desta vacina com intervalo de 21dias, sendo que a última dose é administrada juntamente com a anti-rábica. O reforço das vacinas, após este esquema, é realizado com uma dose anualmente da octopla ou dectopla e anti-rábica.. Alguns veterinários ainda incluem no esquema de vacinação as vacinas contra giárdia e tosse dos canis e Leptospirose.
Já a vacinação de filhotes de gato, deverá ser iniciada com 63 dias de idade, sendo a 1ª dose da vacina contra: Calicivírus, rinotraqueíte, panleucopenia felina..., que também são encontradas em associações comerciais (tríplice felina ou quádrupla felina) sendo também aplicadas por um médico veterinário. O esquema vacinal também possui 3 doses desta vacina com intervalo de 21dias , sendo a última dose aplicada juntamente com a dose da anti-rábica. O reforço após este esquema vacinal, deverá ser feito anualmente com dose única da tríplice ou quádrupla felina e da anti-rábica.
Outra medida que deve ser adotada é não expor os filhotes, antes do termino do esquema vacinal, evitando levar para passeios ou expor em ambientes onde possam existir outros animais infectados.Um correto esquema de vacinação, vermifugação, controle de ectoparasitos, nutrição e manejo, com visitas periódicas ao veterinário, possibilitará ao seu filhote condições adequadas de uma vida mais saudável.
Ana Letícia Bambirra
Médica Veterinária
CRMVBA 2910