sexta-feira, 14 de novembro de 2008

CAMUNDONGO, APRENDA MAIS SOBRE ESTE PET.


Camundongo pertence a à espécie Mus musculus ,da família dos murídeos, sendo originado da Europa e Ásia. Tem cerca de 8 cm de comprimento, pelagem macia, branca ou cinza-amarronzada, mais clara nas partes inferiores, orelhas grandes e arredondadas e cauda nua e longa. É também chamado de calunga, calungo, catita, catito. Existem também as formas camondongo, mondongo, topolino e murganho.


É o animal mais utilizado como cobaia em laboratórios de Biologia como um modelo aproximado do organismo humano,além de ter uma gestação curta que contribui para as mudancas genéticas.

Se caracteriza por ser uma espécie cosmopolita adaptada a uma variedade de condições ambientais sendo um animal de hábitos noturnos que se acomoda em qualquer local de tamanho apropriado às suas necessidades. São boas companhias para crianças acima de 10 anos de idade. Raramente mordem, mas podem escalar rapidamente, e por isso crianças muito pequenas não são capazes de manuseá-los.

Possue olfato altamente desenvolvido sendo utilizado não somente para detectar alimento e predadores mas também para determinar vários sinais de comportamento. A sua visão é pobre: não distingue cores, uma vez que sua retina apresenta poucos cones ( célulasda retina responsáveis pela visulização das cores). Podem viver bem adaptados tanto solitariamente quanto em grandes colônias com padrões de hierarquia muito bem estabelecidos.


Aos 60 dias de idade, tornam-se áptos à reprodução, sendo que os efeitos hormonais iniciais já estão presentes em ambos os sexos ao redor dos 30 dias de idade, evidenciando-se através da abertura da vagina nas fêmeas e pela descida e aumento dos testículos nos machos. O ciclo estral completo dura cerca de 4-5 dias, ou seja, a cada 5 dias ocorre ovulação.


O período de gestação é de 19-21 dias exceto para fêmeas que estejam amamentando quando a gestação pode se prolongar por 6 a 16 dias. Ao nascer, os camundongos pesam em torno de 1,5 g e seu sistema imunológico não é competente. Carecem totalmente de pelos, exceto bigodes. Com uma semana de vida já apresentam pelos curtos e bastante finos. Os olhos se abrem aos 9-10 dias e os dentes aparecem nessa mesma época. A alimentação sólida se inicia logo após o desmame, entre 19 e 21 dias de idade. Um camundongo adulto pesa aproximadamente 30 g.


Os camundongos são animais resistentes e raramente sofrem de doenças infecciosas; contudo infestações são comuns e muito difíceis de serem tratadas. As brigas ocorrem quando são alojados machos adultos estranhos na mesma caixa. Da mesma forma, quando se desestabiliza a hierarquia social em caixa com vários machos alojados. O relativo estado hierárquico dos machos em uma caixa pode, amiúde, ser determinado pelo número e gravidade das feridas causadas por mordeduras na cauda e região lombar. Portanto os machos devem ser alojados separadamente para evitar brigas. De um modo geral os camundongos mordem ou tentam morder quando grosseiramente manipulados ou assustados.


Segue abaixo alguns valores fisiológicos de referência, para um animal saudável:


LONGEVIDADE: 12-36 MESES
LONGEVIDADE MÁXIMA DESCRITA: 48 MESES
FREQUÊNCIA CARDÍACA: 427-697 BAT./MINUTO
FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA : 91-216 MOV./MINUTO
TEMPERATURA RETAL: 37.1 CELSIUS
CONSUMO APROXIMADO DE ÁGUA : 5-8 ml/DIA
CONSUMO APROXIMADO DE COMIDA : 3-5 gr/DIA
PRODUÇÃO DE URINA : 1-2 ml/DIA
PRODUÇÃO DE FEZES : 1-1.5 gr/DIA
TEMPERATURA AMBIENTE RECOMENDADA : 24-25 CELSIUS
HUMIDADE RELATIVA RECOMENDADA: 45-55 %