domingo, 21 de setembro de 2008

Papagaio - Saiba mais sobre esta ave.

O papagaio é uma das muitas aves pertencentes à ordem dos Psitaciformes, família Psittacida. Os papagaios têm como característica um bico curvo e penas de várias cores, variando muito entre as diferentes espécies. Alguns papagaios são capazes de imitar sons e, inclusive, a fala humana.
O papagaio-verdadeiro, que é muito criado em cativeiro, também conhecido pelos nomes de , acamatanga, papagaio-baiano ,acumatanga, ageru, ajuruetê, ajurujurá, camatanga, curau, papagaio-comum, papagaio-curau, papagaio-de-fronte-azul, papagaio-grego e trombeteiro (Amazona aestiva), possui como características físicas : cerca de 35 cm de comprimento e pesa cerca de 400 g. Apresenta cabeça amarela, fronte e loro azuis, espelho alar, encontro das asas e base da cauda vermelhos. O bico é negro no macho adulto. É uma das especies mais belas e inteligentes de aves do planeta e sua expectativa de vida é de 80 anos,sendo bem cuidado.

É encontrado em mata úmida ou seca, em beira de rios e cerradões na Bolívia, Paraguai e Norte da Argentina. No Brasil, ocorre do Nordeste (Piauí, Pernambuco, Bahia), pelo Brasil central (Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso), ao Rio Grande do Sul; ausente nas áreas litorâneas ao contrário de Amazona amazonica.

Os papagaios são capturados clandestinamente e transportados para serem vendidos ilegalmente, muitos deles morrem antes mesmo de chegarem a serem vendidos. A única maneira de possuir éssa e outras aves da fauna brasileira é possuindo uma ave com anilha,documento,e o responsável precisa ter a permissão do IBAMA(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Para aqueles que tem um papagaio verdadeiro darei algumas dicas de cuidados na criação:



- O manejo alimentar é muito importante, pois quando bem alimentado é mais difícil do animal desenvolver doenças. a alimentação correta é aquela que possue: Todos os dias, frutas, legumes e verduras, todos os tipos de sementes, como girassol, painço, alpiste, arroz com casca, aveia em grãos, castanhas sem sal, pão torrado e Corn-Flakes. Para suprir a necessidade de cálcio de seu pássaro, é aconselhável dar iogurte natural e queijo tipo frescal (atenção nunca deixar na gaiola por mais de uma hora, pois podem estragar), recomenda-se também para suprir as necessidades de proteína animal, dar uma vez por semana, Tenébrio Molitor(pequenas larvas deste inseto, desde que criadas com muita higiene) e ração para cães. Existem também no mercado rações próprias para este tipo de ave.



_ Higiene dos vasilhames de água e comida todos os dias usandoducha de água e sabão desinfetante. Lavar também a gaiola, sempre deixando-a limpa, sem acúmulo de restos de comida, fezes ou urina. lembrar sempre de não levar a mão a boca quando estive realizando a higiene dos vasilhames ou da gaiola. Algumas das doenças do papagaio podem ser transmitidas para você.



- Macho ou Fêmea - somente com exame sanguíneo, que poderá ser realizado pelo veterinário.



-Problemas??? Não de remédio!!! Procure um veterinário.





Algumas doenças que sua ave pode apresentar:




  • Coccidiose ;

  • Piolhos das penas e do corpo: O pássaro se coça constantemente e observando as penas da asa aberta contra a luz, podemos notar o dano causado nas penas, como pequenos traços escuros.
  • Estafilococose: É uma bactéria que provoca lesões nas plantas dos pés, como pequenos abscessos que dificultam o pouso; em seguida atingem os dedos que se necrosam. Essas ulcerações quando espremidas, segregam um líquido purulento. A falta de higiene tanto do criadouro, quanto dos poleiros são os responsáveis .
  • Conjuntivite: algumas vezes, é adquirida por contágio, outras decorrem do traumatismo causado por pancadas na própria gaiola ou ainda esfregando, roçando, friccionando ou atritando ou olhos em qualquer parte da gaiola ou mesmo em poleiros sujos.
  • Fraturas: Não é raro aparecer pássaros com os membros quebrados. Os caso mais comuns, são das pernas e das asas, especialmente quando são retiradas penas.

  • Ácaros respiratórios e piolhos vermelhos: Ocorre o acesso asmático repentino, porém mais freqüente à noite e à tardinha, ou depois de se alimentar, respiração penosa, sibilante com assobio, acesso de tosse com expectoração contendo muitos ácaros, plumagem em desalinha, abertura do bico com os movimentos respiratórios Após os ataques, os pássaros voltam ao estado normal. Tratamento: isolar o pássaro doente e levá-lo ao veterinário.
  • Pneumonia: Os sintomas são falta de vivacidade, respiração difícil, o bico pode ficar com uma cor violácea. o pássaro coloca a cabeça para trás abaixo das asas: a cauda acompanha o ritmo respiratório, febre, asas caídas e penas soltas.

  • Asma Sintomas: os enfermos exalam uns sons semelhantes a pequenos gritos, especialmente ao anoitecer e na parte da manhã. A respiração, via de regra, é forçada, arquejante. As causas são alimentação imprópria, predispondo à obesidade, gaiolas muito sujas, ambiente mal ventilado e banhos em dias muito frios. Pode ocorrer a queda do poleiro, morte por asfixia. Nos casos muito graves, imobilidade, olhos entreabertos, penas soltas, respiração acelerada intermitente com emissão de pequenos gemidos. Devemos eliminar as principais causas prejudiciais, frio, vento, poeira, umidade, etc.
  • Bronquite /Traqueite ; narinas obstruídas, bico aberto a ave para de cantar, fica agitada, com tosse seca e rouquidão, catarro, plumas soltas, respiração com o bico aberto e muito difícil. O tratamento deve ser realizado sob orientação veterinária. Coriza É um dos problemas mais comuns dos pássaros, aparecendo com freqüência nos criadouros. Onde temos a falta de vivacidade, anemia, corrimento das narinas e também dos olhos. O catarro torna as penas em torno das narinas, com tosse, respiração difícil Dispnéia e Mucosa congestionada.

O tratamento, de todas as doença acima citadas, deve ser realizado sob orientação veterinária.

61 comentários:

Parah disse...

Oi Ana Letícia!
Adorei este post sobre o Papagaio.
Comprei o meu de uma avicultura, com anilha do IBAMA, por R$ 2.500,00 (caríssimo).Morreu em menos de uma semana.As fezes ficaram sanguinolentas, as penas ficaram arrepiadas e o bichinho todo amoado.Com certeza veio doentinho, a própria dona da avicultura admitiu. Estou esperando um novo papagaio que vai ser reposto pela loja. Seu blog me trouxe informações novas e importantes, para melhor cuidar da minha sonhada ave.
Parabéns pelo blog!
Não poderia deixar de dizer, também, que você é muito bela.
Alexandre Andrade

Leandro Loureiro disse...

Olá Ana, tudo bem?
Tenho um papagaio com mais de 20 anos de idade, e agora ele está com meio triste, e com as fezes muito verde e muito líquida, estava com falta de apetite, mais agora se alimenta melhor.
Você sabe de que se trata?
Te mando meu E-mail,
leandroloureiro13@yahoo.com.br

Desde de já, agradeço!

Zilma Damasceno disse...

Olá Dra.
Parabéns pelo seu blog. Muito legal.
Falando em papagaios, a minha irmã tem um, que vive livre na chácara onde ela mora. Acontece que ele já há um tempo, vem se autoflagelando, cortando as penas, o rabo, e por ultimo comeu um dedo ( se é assim que se diz.) Ele não fica com a cor que é característica do papagaio.
Já foi levado ao Medico Veterinário, mas o problema continua.... Que fazer?

A cidade fica no Nordeste da Bahia.

grata,

zilma

Gabriel disse...

o papagaio da minha vó esta muito ruimele não consegue se levantar e nem cantar nada ele só fica caido mexendo seu rabinho ele era muito feliz adorava cantar gargalhar e pedia café e girassol e o que ele mais gosta ganhou duas peninhas 2 azuis e 2 vermelhod . porfavor me responda eu não quero perdelo . obrigado

Sonia disse...

tive um papagaio até ontem,infelismente ele amanheceu morto .nem deu tempo de leva-lo ao veterinario...ontem levamos mas como tinha jogo do brasil não tinha nada aberto,foi horrivel ver o bichinho ficando pior e não saber o que fazer,quando amanheceu iria leva-lo ao veterinario mas não deu tempo.gostaria de saber o que aconteceu com ele,estava muito bem mas derrepente foi ficando triste e ja estava no chão da gaiola sem conseguir levantar e a respiração estava muito deficil,foi piorando piorando e em poucas horas estava morto.será que ele tinha alguma doença seria?como cardiaca ou pulmonar ou até mesmo contagiosa ao ser humano?seja o que for estamos muito tristes...mesmo assim adorei este site,esclarece muito bem as duvidas de quem as lê...parabens...

papagaio disse...

Dra. leticia.

Parabéns pelo seu blog.

Me ajudou em muito principalmentedo meu papagaio.

Pois meu papagaio tem 17 anos, sábado começou com respiração dificio,fala diferente

em um tipo de espirro ou tosse.

Fervi água com eucalipto e fecheia a gaiola edeixei o vapor por uns 10 min. melhorou

devo continuar a fazer ou tem outra solução?

Esses sintomas só vem de noite, durante o dia é normal.

Paulo de Sa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo de Sa disse...

Ola querida Doutora me chamo Paulo Sá e tenho um papagaio com 37 anos ele é muito safado e esta defecando verde e branco o que pode ser isso , ele esta se coçando muito e as penas estão sempre com uns canudos no pescoço principalmente. O que faço minha querida ? paulo.tainha@hotmail.com

Nere disse...

oi Dra. ...Olha ganhei um papagaio iguaizinho a foto do seu site com a cabela em cima amarela e azul, penas compridas no final meio vermelhas...muito lindo, me deram como femêa, não sei, ele se apegou mais em mim, só eu coloco a mão nela nem minha filha nem meu marido consegue colocar a mão na cabeça dele que ele não deixa, peguei ele na sexta feira, no sabado ele estava todos espertinho, falando muito, assobiando bastante, qdo foi hoje notei ele bem quieto, comeu pouco, e só fica dormindo em uma patinha só, e as vezes colcoa a cabeça para tras e se coça bastante, não assobia mais, só de vez emquando, parece estar meio ofegante na respiração..será que ele estranhou o ambiente, toda hora estou la mexendo com ela e ela nem sai do lugar, assobia bem poquinho e fica quietinha, será que esta com algum probleminha de saude???...o que devo fazer?????nepoz@bol.com.br - Nereide

rose araujo disse...

ola Dra!

Preciso de sua ajuda, tenho um papagaio ele já tem 40 anos comigo, Há três semanas ele apresentou um sintoma de que estava resfriado, espirrava muito e está com corisa, comecei a dar duas gotinhas de dipirona para ele, mas fazem três dias que ele está com o pescoço torto não consegue levantar a cabeça, fica caindo e está com grande dificuldade para respirar e dá a impressaõ que ele está cego de um olho, um colega me disse que ele está com peito seco, por favor o que devo fazer, porque aqui em Campinas/SP, fui informada que não tem médicos veterinários especializados em aves, me ajude por favor
Rosineide Araujo-Campinas-SP

Gesiane Maira disse...

Boa tarde, enho um papagaio e tenho notado que o bico dele está crescendo muito, ia leva-lo no veterinario e no dia seguine vi que ele proprio tinha quebado a pontinha do bico, só que agora ta crescendo de novo e ele esta tentando quebrar o bico de novo s´que na lateral do bico. Isso é normal? É falta de algum alimento especifico?
Obrigada

JLeandro disse...

Olá Dr. gostaria de saber se seria possível, algumas informações sobre clamidiose,é que possivelmente meu papagaio estar com tal doença, consultei uma médica veterinária e ela me informou que a doença do meu papagaio possivelmente é está , só que ela não é especialista em aves dai, a dificuldade em passa o tratamento adequado.
no momento estou tratando ele com azitromicina,enquanto ele está tomando a medicação alguns sintomas ou diminuem ou somem, como é o caso dos espirros e a secreção nasal, e a respiração cansada diminui um pouco, ele fica respirando quase que normal.

os sintomas observados são:
espirros, secreção nasal, as penas ouriçadas, as penas da cabeça e ao redor dos olhos estão caindo, e algumas vezes respirando com dificuldade.

ele tem entorno de 6 anos
não é um papagaio muito grande, acho que se pode dizer de médio porte, até o momento está se alimentando normalmente.
apresenta esses sintomas a mais de um mês e meio.

gostaria de saber como proceder já que aqui na região não temos veterinário especialista em aves silvestre.

Desde já grato pela atenção

Emai: jl.askot@hotmail.com

Luiz Fernando disse...

Ola Dra. eu tenhu um papagaio a mais de 15 anos e agora surgiu uma ferida de como se fosse um turmo bem proximo as patas dele ! é muito trsite porque esta grande e as vezes ele mesmo machuca ela e sangra !! ta dando muito dó de ver isso , ja o levamos em um veterinario mais o msm disse que n pode operar !! gostaria de saber se voce sabe algo sobre isso ! Obrigado

me responda no meu email
luizgpe5@hotmail.com

monicas disse...

drª meu papagaio se coçava muito no peito as penas dele estavam gordurosas, e de tanto se coçar fez uma ferida no peito passei uma pomada pra ver se aliviava a caçeira mas não adiantou muito, ele tava fraquinho não se aguentava muito tempo em pé, e ontem ele morreu depois de um banho que dei nele vi que tava respirando com dificuldade, peguei no meu colo e morreu,chorei muito estava ha 18 anos comigo não consegui descobrir o que ele teve se a drª puder me ajudar vou ficar um pouco mais tranquila. meu email é schramnascimento@bol.com.br

Antonio disse...

Dra. Boa tarde. Tenho um papagaio que a alguns dias anda meio triste, com dificuldade na respiração, um certo tipo de tosse seca, e quanto tenta falar sai umsom tipo um miado. O que posso fazer, que remedio posso dar a ele?
Fico no aguardo.
Antonio José
toninho1607@gmail.com

mara disse...

Adorei ler este post pois tenho 3 papagaios verdes africanos, há uns meses um deles começou por imitir uns gritos e a coçar.se com a parte traseira no pau, faz isso mais no período da manhã, estou preocupada não sei que fazer. Aqui no meu país, Angola-Luanda os veterinários não dizem o que é. Aéjudem-me.Mail sjamado@hotmail.com

Regiane disse...

Olá Dra

Tenho um Papaguaio de 10 anos e ele agora está meio triste, e com as fezes muito verde e muito líquida, está com falta de apetite, Você sabe de que se o que se trata?
Te mando meu E-mail,
regyanesilva88@bol.com.br

Desde ja eu agradeço... Boa Noite.

Regiane disse...

Ola Dra
Tenho um papagaio de 10 anos de idade, e agora ele está meio triste, e com as fezes muito verde e muito líquida, estava com falta de apetite, Você sabe de que se trata?
Te mando meu E-mail,
regyanesilva88@bol.com.br

Desde ja agradeço... Uma Boa Noite

TON 33 disse...

Bom dia DR. tenho um papagaio com aproximadamente 8 anos, ele esta com sintomas do tipo asma, porem ele e' bem alimentado, gaiola limpa todos os dias, come biscoito, semente de girasol, acerola. Mas ultimamente ele so' fica cabisbaixo, se locomovento se arrastando pela gaiola, olhos meio aberto, gemidos tipo choro, esta meio magro com o peito tipo serrote ou faca. O que posso fazer para ele melhorar. Desde ja agradeco e parabens pelo blog.

irani disse...

minha querida ana leticia presciso de uma resposta sua tenho um papagaio que vivia com outra femea ele repetia cantava assoviava em fim era muito alegre nos todos aqui adorava mais um dia femia morreu derrepente nos achamos que uma lagarticha que ela comeu o poblema e que omacho naõ quis mais falar cantar e ele naõ me parece muito triste sera que voce pode me esplica o que esta acontecendo com meu papagaio?

irani disse...

minha querida ana leticia presciso de uma resposta sua tenho um papagaio que vivia com outra femea ele repetia cantava assoviava em fim era muito alegre nos todos aqui adorava mais um dia femia morreu derrepente nos achamos que uma lagarticha que ela comeu o poblema e que omacho naõ quis mais falar cantar e ele naõ me parece muito triste sera que voce pode me esplica o que esta acontecendo com meu papagaio?

Tell disse...

Oi Doutora, obrigado por esta oportunidade. Belo trabalho esse Blog.
Tivemos um papagaio por aproximados 35 anos, mas sempre que mudava o clima ( como aqui é interior paulista e o calor é muito forte ), ele ficava com a respiração atacada.
Só q essa semana q passou, o clima mudou bruscamente, de calor para muito frio aqui e ele parou de comer, ficou um dia abatido com as asas semi abertas , olhos fechados, não comia nada, e respiração ofegante, até q veio a falecer e notaram q após morrer, ele soltou uma gosma ( saliva ) pelo bico. Será que a doutora poderia me dar um parecer do que poderia ter sido essa doença??? Estamos muito tristes aqui em casa.

Thaiara Militão disse...

Bom dia...adorei seu blog.

Tenho meu papagaio a uns 4 meses...atualmente ele esta com 6 meses.
Estou preocupada pq vi ele cospir uma gosma transparente umas 3 vezes...mas ele nao esta amuado nem nada...continua alegre brincalhão do jeitinho que sempre foi.
POrem ouvi dizer q girassol d+ causa isso e ate causa a morte...mas a ração que dou para ele é balanceada da Megazoo e dou tbm fruta praticamente todo dia e tbm verdura...
Estou com medo...o que poderia ser essa gosma? Hoje eu resolvi diminuir o girassol que vem dentro do pacote...e realmente dentro do pacote dps q dividi vi q vem metade de girassol e metade das outras sementes...
O que faço?

Obrigada
Thaiara MIlitão rllmaq@gmail.com

Ana Clara disse...

Olá Leticia!
Eu tb tenho um papagaio e ele tem quase tudo o que o pessoal falou nos posts acima, e ainda está quase sem pena!
O que posso fazer para ele melhorar?
aninha_a@msn.com

marise disse...

Olá Ana,tudo bem?
Possuo um papagaio que está quieto;falando pouco e rouco e quase não come como costumava.Perdeu a vitalidade e só anda anuado.Estou com medo de perdê-lo.Ajude a mim e ao meu bichinho

Carlos Eduardo B. Portes disse...

Ola, Dra tudo bem? Primeiramente parabens pelo trabalho. Hoje pesquisando sobre doenças que acomentem aves, achei seu blog. Tenho um papagaio ha 22 anos e exatamente 1 mes ele veio apresentando esse sintomas de asmo. Emite um gemido, faz uso da calda nas inspirações, parece estar "engasgado" e muito agoniante ver essa situação. Estou com especialista em aves, que afirma que é uma Pneumonia prejudicada pelo tempo seco. Indicou inalação. Por qto tempo dura essa crise? Ele pode vir a falecer por "fadiga"? Grata
narabustamante@hotmail.com

njoay disse...

Olá Dra, tudo bem?
Tenho um Papagaio com aproximadamente 16 anos ( comigo a 13). É uma ave saudável, porém notei que ele apresenta um inchaço abaixo do ouvido direito, um caroço mesmo. Pode ser algum cisto ou tumor? Aparentemente não está incomodando, mas fiquei preocupado e gostaria de saber o que seria recomendado. Meu email njoay@yahoo.com.br . Obrigado e parabéns pelo Blog

Rosane Fontes disse...

ola! sera que alquem pode me ajudar? tenho um papagaio a mais de 20 anos e derrepente ele ficou doente . a voz ficou rouca, quando fui trocar de lugar caiu do puleiro, estava muito leve e com o peito seco . estava tremendo e com a respiraçao dificil, com a cabeça para atraz entre as penas e penas soltas.dei um antibiotico durante uma semana (piu sana) tambem dei junto 100ps e complexo vitaminico avitrin. depois de uma semana com esses medicamentos ele começou a escorrer uma secreçao no nariz e tosse seca. qual seria o medicamento correto pra ele agora? tosse e narinas escorrendo... desde ja obrigada. rosane

Rosane Fontes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alice Helena De Danielli disse...

Bom dia,

Tenho um papagaio com 35 anos e agora ele está sem falar e rouco. Já levei a um veterinário que receitou Bactrim por 6 dias. Faz 5 dias que estou dando a medicação e não tenho percebido melhoras. Ele emagreceu, mas tem se alimentado direito. Não sei mais o que fazer. Tem alguma sugestão?

Obrigada

vanusa disse...

Ola boa tarde

Comprei um papagaio faz dois meses, ele está muito mal, levei ele no veterinario aqui em minha cidade, um diz que se intoxicou com alguma coisa, outro diz que comeu maça demais. Obs: nunca dei semente de maça, sempre retiro as sementes.
Ele está molinho, debilitado, come pouco, não tem diarreia e nen está vomitando. Estou dando dipirona (foi o que me aconselharam) e muita agua de coco.
Por favor me ajudem não quero perder ele!!!
Tenho mais dois (1 tem 2 anos e a outra 4 meses) e eles não estam doentes estão alegres e brincando.
Por favor me ajudem quero que ele recupere, e seja muito feliz ele só tem 3 meses.

Simone Aguida disse...

Olá!
tenho um papagaio com 30 anos aproximado, minha amiga me deu após a morte da mãe dela, ele era muito alegre assim diz ela, aqui comigo já tenho ele ah uns 15 anos mas é muito triste e fica dentro da gaiola com a minha outra papagaia eles se dão muito bem mas ele vem apresentando uns sintomas estranhos a boca fica cheia de catarro e fica cansado, o que faço e também ele retira os alimentos do papo dele e dá para a minha papagaia, será que pode passar para a outra? conto com a sua ajuda, abraços.. meu e-mail é siaguida@hotmail.com

Pedro Dias disse...

Gostei muito do seu post sobre o papagaio. Meu pagagaio morreu à pouco tempo e eu não sei como. No dia anterior uma panela deitou muito fumo e ele encontrava-se na cozinha.Mas ele ficou bem.No dia seguinte acordei com ele a gritar, depois fui ver e ele estava morto no chão da gaiola dele.Eu antes no dia anterior de noite já o tinha metido numa sala onde havia uma janela grande que tava fechada e que o sol a partir das 8:00 horas começava a iluminar a sala.Ele morreu de inalação de fumo, de susto com o sol ou de queda do poleiro.podia me responder eu ficaria grato.
pmfd123@gmail.com Envie a sua resposta para o meu email por favor.

manoel de paula disse...

Ola Dra. tenho um papagaio a uns 15 anos, peguei ele filhotinho e a algum tempo o mesmo tem caido as penas do peito e nao estao voltando, estou preocupado, gostaria de saber o que posso fazer, alguma sugestao alem de leva-lo a um veterinario, pois tenho medo pois ele nao e anilhado.
Se puder me auxiliar mande uma resposta meu email é manoel64@uol.com.br

Sheila Lane Vieira da Cunha disse...

Bom Dia Dra.! Tenho um papagaio com mais de 20 anos, de uns tempos pra cá, apareceu no pé dele tipo um "calo" e esse pé com o calo começou a descamar. Com isso ele estava custando a firmar o pé. Minha mãe estava passando Rifocina no pé dele. Tinha melhorado muito, mas agora está voltando novamente, e o outro pé esta começando a escamar também, você sabe me dizer o que pode ser e o que posso fazer para resolver esse problema?
Se puder me ajudar ficarei muito agradecida. Meu email é sheila.lanevc@gmail.com Desde já grata pelo espaço.

Rosely disse...

Bom dia doutora Ana!
Hoje ganhei um papagaio que meu marido encontrou andando em uma rua de chão de terra batida. Como ele sempre soube que gostaria de ter um, o trouxe pra casa. Mas não sei se é macho, fêmea, sua idade (porque apesar de empenado parece novo, não sei); só que ele está muito quieto, só fechando os olhinhos como se estivesse com muito sono, não quis comer nem beber. Não é arisco, só reclama um pouquinho quando a gente tenta tocá-lo. É amarelo e verde com pequenos pontos vermelhos nas pontas das penas e ombros. Será que está doente??? suas asas não parecem ter sido cortadas??? Não apresenta cor azul sobre o bico.O que faço????? Meu email: fabiorosel@hotmail.com. Por favor me ajude com informações pois em minha cidade não há um vet. de aves.
Obrigada;

Rosely Vieira

KATIA CRISTINA CAIAFA MARTINS disse...

Dra seu blog é o máximo,adorei!!! A minha pergunta é a seguinte: Meu papagaio está ficando com as penas amarelas (boa parte delas), isso é normal? Li que isso pode ser desnutrição, mas ele come de tudo legumes, frutas, ração própria para papagaio. É mais bem tratado pela minha mãe do que eu...rsrsrs. Quanto ao comportamento dele está tudo normal, falando, comendo bem, não apresenta nenhuma secreção,nenhuma ferida, nada. Pode ser muita cenoura que ele está comendo? Quando a senhora puder tem como me enviar uma resposta? abraço pra ti!!!
E-mail:katia.caiafa@hotmail.com

reginaldo branco disse...

olá doutora tenho um papagaio e ele está defecando(somente branco),no mês passado ele defecou sangue levei ele no veterinário e ele me passou um remédio resolveu mas agora é branco.me ajude adorei seu blogue explicando as coisas dos papagaios.obrigado.

Regiane Pires disse...

Ola dr..ameu seu blog;;
eu ganhei uma ave..muito bonita...a pessoa que me deu disse que era uma papagaio mas eu levei m tres lugares e me falaram que se parece com um papagaio..porem nao é um papagaio!! como vou saber que aves é essa?? ela ou ele é toda verde tem um bico meio acinzentado adora carinho...e se qualquer outra pessoa tentar pegar ..ela começa a gritar!!... e pesa mais ou menos umas 300 gramas e tem uns e mede uns 30 centimentros

Maryh Borges disse...

Oi Dra. Boa tarde, tudo bem? Meu nome é Mariana Borges.
Primeiramente gostaria de lhe agradecer pelas informações, e parabéns pelo blog, mas confesso que estou muito preocupada, ontem eu ganhei um filhote de papagaio dos meus pais, ele só tem 3 meses, ele ficou 1 semana com os meus pais e eu trouxe pra minha casa ontem a noite, só que deis do momento que entrei em casa ele espirra muito e sai tipo uma água na narina dele, e vejo que ele esta chiando muito e com dificuldade pra respirar, ele estava sentindo muito frio, e nesse exato momento ele esta na janela tomando sol, aparenta esta bem, só que ele está meio sonolento e não esta comendo direito o que eu faço, por favor me mande um e-mail com a resposta estou muito preocupada porque ele não estava assim ontem, ele estava brincando e tudo, mas agora ele esta muito inquieto, me ajude por favor.
Meu e-mail é marianaborges.mb8@outlook.com

ARQEmanuelleMelo disse...

Olá Leandro! Você teve resposta??? Minha ave encontra-se com mesmo sintoma!! manu_melo19@hotmail.com
Desde já agradeço!

clarissa almeida disse...

oi Dra.
me chamo Mariana.Parabéns pelo seu blog, uma ótima iniciativa uma vez que é muito muito difícil encontrar médico especialistas em aves.Meu papagaio tem 20anos e de uns dias pra cá ele está ofegante, espirrando muito, fezes brancas, asas caidas e o que é pior está caindo como se estivesse sem força nas pernas.Me ajude não quero que ela morra e aqui onde moro não tem médico de aves.
clarissafadica1@gmail.com

adriana guerreiro soares disse...

Olá dra. Ana. Parabéns pelo seu blog. Meu papagaio tem quase 2 anos, e há uns 3 meses atrás ele começou a espirrar e saia uma secreção transparente das narinas, mas aí parou, e agora há +- 1 semana ele só fica quietinho, só quer dormir, está comendo pouco, parou de falar e cantar,o bico dele está meio acinzentado´as fezes dele está normal aqui na minha cidade ñ tem especialista em aves, ñ sei o que fazer, ñ queremos perde-lo, por favor se vc tiver uma solução nos ajude. Obrigado. email: guerreiroconsultora@gmail.com ou mayconsjack@gmail.com

Caroline Muniz Ferreira disse...

Oi Dra preciso de sua ajuda nosso papagaio faleceu hoje minha mãe deu alface. Sábado e hoje quarta levamos ele no vet ele disse q era infecção intestinal foi dado antibiótico sulfato e vitamina ele falou para darmos fruta meu padrasto deu um pedacinho de goiaba ele comeu mas ele estava todo molhinho aí ele do nada começou a dar um um ataque e ele morreu quando pegamos ele tentamos fazer massagem mas não deu e notamos q estava escorrendo um tipo de catarro amarelo claro da boquinha dele estamos muito tristes qria seu auxílio meu email é fmuniz.Caroline@Gmail. com nós ajude por favor

Pamela Albert Romeira disse...

Porquê meu papagaio esta fazendo cocô azul e muito fedorento nunca foi assim estou preucupada me ajuden.

leonardojlf disse...

bom dia!
meu papagaio tem 5 anos.
de uma semana p ca ele comecou a ficar na gaiola, sonolento, nao grita e nao fala mais como costumava fazer, estou preocupada, o q pode ser?
Nao aconteceu nada q eu saiba, ele vive na gaiola, sempre ficou bem na gaiola no meio da familia, sempre falou e gritou rsrs as vezes ate demais.
por favor me ajude meu e-mail é kariokinha_rj@hotmail.com

Ivo Jesus disse...

boa tarde Dra.
comprei um papagaio ontem e ele veio de comboio ainda uma viagem grande, noto que ele tem uma respiração bastante ofegante e que movimenta a cauda ao mesmo tempo que respira. será que está doente ou pode ser apenas estresse da viagem e saudades dos antigos donos a quem ele estava bastante apegado. o que devo fazer.
obrigado

rosimara brolo disse...

Meu papagaio esta com um comportamento estranho.
Ele tem 12 anos e sempre falou muito, de repente, não fala mais nada, e ele fica colocando a língua para fora,como se estivesse com falta de ar.
Ele tambem perdeu um pouco do apetite, fica balançando a cabeça como se estivesse chacoalhando agua,e quase não tem mais força para ficar de pé na gaiola.
O que ele tem?
O que posso fazer???

-BruuNooH- disse...

Olá Ana, tudo bem
MEU PAPAGAIO NAS ULTIMAS SEMANAS ESTA TRISTE SE ALIMENTANDO POUCO E BRAVO NAO DEIXA MAS TOCAR NELE, PERDENDO PENA AO REDOR DO OLHOS, NARIZ E OS OLHOS AGUADO E AS PENAS PERDERAM A BRILHO.NÃO A VETERINARIO ESPECIALIZADO EM AVES EM MINHA CIDADE.ME AJUDE COMO DEVO TRATA LO ELE TEM 6 ANOS OBRIGADA

Luciana disse...

Olá Dra. parabéns pelo blog.
Tinha um papagaio q era. Alegria da casa ele estava com nove meses de vida. Muito bonito, as penas bem verdes, super esperto.
Dia 10 de abril desse ano, ele amanheceu bem, até fez alguns barulhinhos como de costume, brincou bastante fora da gaiola. Porém, tive q sair e o pus dentro da gaiola por precaução pois tenho dois cães e o receio é grande.
Quando voltei, tudo estava bem, porém me surpreendi com um grito dele, ele conseguiu abrir o fundo da gaiola e nao sei como caiu. Quando ele gritou eu fui imediatamente onde ele e o peguei, só q minutos ou segundos depois ele morreu. Após sua morte, escorreu um líquido do bico, transparente.
O que poderá ter sido?
Estou triste demais!
Obrigada

Guilherme Vicente disse...

meu papagaio tinha mais ou menos 4 ano. ele só comia ração, girasol, e frutas.. Às vezes quando tomava cafe da manhã eu dava um pedaço de pao por que ele se agitava ao ver que eu estava comendo pao como se estivesse pedindo um pedaço. de uns dias para ca ele comecou a ficar muito estranho... batia as asas toda hora, parou de falar, gritar zoar. e tambem comecou a pular do poleiro... como tinha as asas relativamente pequenas nao conseguia voar e se espatifava no chao. e quando andava ele andava estrando batendo as asas, tropeçando e etc. Emfim... ontem a noite ele pulou de noite do poleiro e resolvi deixar ele no chao para que nao pulasse denovo e se machucasse. Umas ate ate então td bem mas umas 3 horas ele comecou a bater as asas muito. e 5:40 ele deu dois gritos altos e morreu. gostaria de saber o que pode ter acontecido. #Triste

Rosa Maria Nunes Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosa Maria Nunes Mendes disse...

Bom dia Dra: Ana Lúcia, o meu papagaio tem 14 anos e as vezes fica com a respiração muito ofegante e demora muito para passar, o que sera.
obrigada email rosamaria.inclui.sdti@gmail.com

Wiula Casteliano disse...

boa tarde dra.Ana meu nome e wiula tenho um papagaio da testa vermelha ganhei de presente e e alimentado com muitas frutas diária mente queria saber so posso dar pimenta a ele pois ele gosta de pimenta as vezes dou com medo de fazer algum mal e você por acaso sabe me informar se concigo documentar essa raça ? pois ele e diferente sabe e tenho medo do ibama me tomar ele sou apaixonada com meu bebe colorido a e ele treme constantemente tenho medo que isso possa ser algo grave você baseia se nhoque pode ser ? o meu email e wiulacasteliano@hotmail.com obrigado aguardo sua resposta

katia freitas disse...

boa noite
eu abri este site pra ver sobre doenças de paapgaios,pois o meu tem 6 anos e há mais ou menos uma semana começou a paresentar duas saliencias nas laterais do bico entre uma abertura e outra da cor do bico como se fosse duas verrugas,e pela manhã ele amanhece com uma secreção no bico,parecendo um catarro.está mais quieto do que o costume,apesar de está comendo normal.aqui na região é dificil veterinario,e ainda mais especializado em aves.por favor me dê um retorno.obrigada.
kqfreitas@hotmail.com

aninha love disse...

Olá Ana Tudo Bem???Adorei seu Blogger ,sei que ajudou muita pessoas que tem PAPAGAIO e não sabe como agir em certas situações como eu Por EX: rs......Tenho um papagaio ele tem 8 meses peguei filhote , ele é muito animado grita muito quando chego do trabalho mais de uns dias pra cá percebi que ele tah muito queto pra baixo não quer se alimentar não grita mais so que saber de dormir fica o tempo todo com a cabeça ariada como se estivesse fraquinho e percebi que o Bico dele ta muito quente , as fezes ta muito verde e gosmenta ......por favor to muito preocupada o que a Sr. me indicaria??? meu email é anaclaudiaanaclaudiaanaclaudia@hotmail.com Desde já Agradeço ,Ficarei no aguardo...bjuus

Neiva Pezzini disse...

Ola! Não sei o que está acontecendo com nosso papagaio, ele está mais quieto, sonolento e perdendo penas. Ele gosta muito de colo mas agora ele fica com a cabeça baixa ou apoiada e não interage mais conosco. O que pode ser? Se puder me ajudar, obrigada!

Neiva Pezzini disse...

Ola! Não sei o que está acontecendo com nosso papagaio, ele está mais quieto, sonolento e perdendo penas. Ele gosta muito de colo mas agora ele fica com a cabeça baixa ou apoiada e não interage mais conosco. O que pode ser? Se puder me ajudar, obrigada!

Sergio Maia disse...

Boa noite !! Adorei o blogger.
Eu gostaria de saber o porque os papagaios colocam o dedo na boca? Parece como se ele estivesse engasgado, ele coloca o dedo na boca e o dedo dele sai sujo de sangue, eu gostaria de saber o que fazer, voce poderia me ajudar me aconselha o que fazer para que meu papagaio fique bem.
Se poder me ajudaa, me envio um email, sergio.voleimaia23@gmail.com
Obrigado

lana martins disse...

Acho que animais e flores ficam muito melhores na natureza, em seu habitat, sobretudo @s mais rar@s. Mas um amigo da familia nos presenteou com um papagaio. Ele tambem fica triste de vez em quando. perecebi que acontece geralmente em dias de vento ou frio. por isso, quando esta cabisbaixo e com a lingua muito quente, olhando meio de lado, gritando de modo agressivo, ja sei que pode ser alguma constipacao. talvez tenham febre e tambem dor de cabeca a gente. dou 01(uma apenas) gota de dipirona, com uns granulos de acucar so para disfarcar o sabor. ele lambe tudo, depois dou agua, e em poucos minutos ele recupera a energia. Fiz isto primeira vez em momento de desespero, por medo de ve-lo morto e funcionou. Deixo a dica e recomendacao de levar ao veterinario. para fortalece-lo dou couve, almeirao, repolho, cenoura cozida, goiaba, manga, maca, morango, uva passas, vagem, laranja, banana com casca, sempre pequenas porcoes e em dias alternados. Tambem uma vez por ano vermifugo e, de vez em quando, vitaminas tipo avitrin e protovit sob recomendacao de criador experiente. Fica em local livre do sol da tarde e vento forte porque parece que ele nao gosta, que escolhe o sol da manha, mas depois enjoa. dorme sempre em local protegido da friagem da noite. Estou fazendo a minha parte para que ele fique conosco por muitos anos, pois e muito querido e somos responsaveis pela sua saude e bem-estar.

Luciana Poni disse...

Meu papagaio esta defecando sangue, estou muito preocupada pois o veterinario dele esta de ferias e aqui na minha cidade é dificil especialista em aves silvestre. O que eu faço?