terça-feira, 28 de outubro de 2008

Diabetes Melito em Cães e Gatos


É caracterizada pela hipoinsulinemia, com consequente hiperglicemia (aumento da concentração de açucar no sangue) e glicosúria (açúcar na urina). Pode ter várias causas - genéica, por infecções, doeças e drogas que interferem no efeito da insulina, obesidade, panceratite e insulinite imunologicamente imunomediada.
Os sintomas apresentados são : poliúria ( aumento na produção de urina ) e polidpsia ( aumento no consumo de água ), polifagia ( aumento no consumo de alimentos) e perda de peso. Nos gatos também é observado letargia, diminuição da interação com os membros da família, perda do comportamento de lambedura, da higiene e desenvolvimento de pelame seco, opaco e sem brilho, diminuição da capacidade de pular e fraqueza nos membros pélvicos.
O aparecimento de catarata de curso rápido também pode indicar aumento da concentração sérica de glicose .
Para o diagnóstico é necessário procurar um veterinário que juntamente com os sintomas de poliúria, polidpsia, polifagia , somado com alterações em glicemia ( hiperglicemia ) e em urinálise (glicosúria), poderá realizar o tratamento correto para o seu animal. Além da glicemia e urinálise é necessário a realização de outros exames , tais como hemograma e bioquímico , que também poderão demosntrar alterações ou não, a depender da evolução da doença, e ajudar no diagnóstico e no tratamento de suporte para o cão ou gato.
O tratamento é realizado com insulinoterapia adequada, em casos de diabetes insulino dependente (sendo que em gatos a forma mais comum é a diabetes insulino dependente), dieta, exercícios e prevenção de distúrbios inflamatórios, infecciosos, neoplásicos e hormonais concorrentes. Também pode ser utilizado hipoglicemiantes orais.
Os cães ou gatos com diabetes melito devem ser monitorados trimestralmente, para ajustes da dosagem da insulina . A dosagem de insulina a ser administrada é ajustada de acordo com o teste de curva glicêmica realizada pelo veterinário.

Para mais informações, procure um médico veterinário.












Nenhum comentário: