domingo, 21 de setembro de 2008

Papagaio - Saiba mais sobre esta ave.

O papagaio é uma das muitas aves pertencentes à ordem dos Psitaciformes, família Psittacida. Os papagaios têm como característica um bico curvo e penas de várias cores, variando muito entre as diferentes espécies. Alguns papagaios são capazes de imitar sons e, inclusive, a fala humana.
O papagaio-verdadeiro, que é muito criado em cativeiro, também conhecido pelos nomes de , acamatanga, papagaio-baiano ,acumatanga, ageru, ajuruetê, ajurujurá, camatanga, curau, papagaio-comum, papagaio-curau, papagaio-de-fronte-azul, papagaio-grego e trombeteiro (Amazona aestiva), possui como características físicas : cerca de 35 cm de comprimento e pesa cerca de 400 g. Apresenta cabeça amarela, fronte e loro azuis, espelho alar, encontro das asas e base da cauda vermelhos. O bico é negro no macho adulto. É uma das especies mais belas e inteligentes de aves do planeta e sua expectativa de vida é de 80 anos,sendo bem cuidado.

É encontrado em mata úmida ou seca, em beira de rios e cerradões na Bolívia, Paraguai e Norte da Argentina. No Brasil, ocorre do Nordeste (Piauí, Pernambuco, Bahia), pelo Brasil central (Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso), ao Rio Grande do Sul; ausente nas áreas litorâneas ao contrário de Amazona amazonica.

Os papagaios são capturados clandestinamente e transportados para serem vendidos ilegalmente, muitos deles morrem antes mesmo de chegarem a serem vendidos. A única maneira de possuir éssa e outras aves da fauna brasileira é possuindo uma ave com anilha,documento,e o responsável precisa ter a permissão do IBAMA(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Para aqueles que tem um papagaio verdadeiro darei algumas dicas de cuidados na criação:



- O manejo alimentar é muito importante, pois quando bem alimentado é mais difícil do animal desenvolver doenças. a alimentação correta é aquela que possue: Todos os dias, frutas, legumes e verduras, todos os tipos de sementes, como girassol, painço, alpiste, arroz com casca, aveia em grãos, castanhas sem sal, pão torrado e Corn-Flakes. Para suprir a necessidade de cálcio de seu pássaro, é aconselhável dar iogurte natural e queijo tipo frescal (atenção nunca deixar na gaiola por mais de uma hora, pois podem estragar), recomenda-se também para suprir as necessidades de proteína animal, dar uma vez por semana, Tenébrio Molitor(pequenas larvas deste inseto, desde que criadas com muita higiene) e ração para cães. Existem também no mercado rações próprias para este tipo de ave.



_ Higiene dos vasilhames de água e comida todos os dias usandoducha de água e sabão desinfetante. Lavar também a gaiola, sempre deixando-a limpa, sem acúmulo de restos de comida, fezes ou urina. lembrar sempre de não levar a mão a boca quando estive realizando a higiene dos vasilhames ou da gaiola. Algumas das doenças do papagaio podem ser transmitidas para você.



- Macho ou Fêmea - somente com exame sanguíneo, que poderá ser realizado pelo veterinário.



-Problemas??? Não de remédio!!! Procure um veterinário.





Algumas doenças que sua ave pode apresentar:




  • Coccidiose ;

  • Piolhos das penas e do corpo: O pássaro se coça constantemente e observando as penas da asa aberta contra a luz, podemos notar o dano causado nas penas, como pequenos traços escuros.
  • Estafilococose: É uma bactéria que provoca lesões nas plantas dos pés, como pequenos abscessos que dificultam o pouso; em seguida atingem os dedos que se necrosam. Essas ulcerações quando espremidas, segregam um líquido purulento. A falta de higiene tanto do criadouro, quanto dos poleiros são os responsáveis .
  • Conjuntivite: algumas vezes, é adquirida por contágio, outras decorrem do traumatismo causado por pancadas na própria gaiola ou ainda esfregando, roçando, friccionando ou atritando ou olhos em qualquer parte da gaiola ou mesmo em poleiros sujos.
  • Fraturas: Não é raro aparecer pássaros com os membros quebrados. Os caso mais comuns, são das pernas e das asas, especialmente quando são retiradas penas.

  • Ácaros respiratórios e piolhos vermelhos: Ocorre o acesso asmático repentino, porém mais freqüente à noite e à tardinha, ou depois de se alimentar, respiração penosa, sibilante com assobio, acesso de tosse com expectoração contendo muitos ácaros, plumagem em desalinha, abertura do bico com os movimentos respiratórios Após os ataques, os pássaros voltam ao estado normal. Tratamento: isolar o pássaro doente e levá-lo ao veterinário.
  • Pneumonia: Os sintomas são falta de vivacidade, respiração difícil, o bico pode ficar com uma cor violácea. o pássaro coloca a cabeça para trás abaixo das asas: a cauda acompanha o ritmo respiratório, febre, asas caídas e penas soltas.

  • Asma Sintomas: os enfermos exalam uns sons semelhantes a pequenos gritos, especialmente ao anoitecer e na parte da manhã. A respiração, via de regra, é forçada, arquejante. As causas são alimentação imprópria, predispondo à obesidade, gaiolas muito sujas, ambiente mal ventilado e banhos em dias muito frios. Pode ocorrer a queda do poleiro, morte por asfixia. Nos casos muito graves, imobilidade, olhos entreabertos, penas soltas, respiração acelerada intermitente com emissão de pequenos gemidos. Devemos eliminar as principais causas prejudiciais, frio, vento, poeira, umidade, etc.
  • Bronquite /Traqueite ; narinas obstruídas, bico aberto a ave para de cantar, fica agitada, com tosse seca e rouquidão, catarro, plumas soltas, respiração com o bico aberto e muito difícil. O tratamento deve ser realizado sob orientação veterinária. Coriza É um dos problemas mais comuns dos pássaros, aparecendo com freqüência nos criadouros. Onde temos a falta de vivacidade, anemia, corrimento das narinas e também dos olhos. O catarro torna as penas em torno das narinas, com tosse, respiração difícil Dispnéia e Mucosa congestionada.

O tratamento, de todas as doença acima citadas, deve ser realizado sob orientação veterinária.

178 comentários:

Alexandre Andrade, o PARABOLAN disse...

Oi Ana Letícia!
Adorei este post sobre o Papagaio.
Comprei o meu de uma avicultura, com anilha do IBAMA, por R$ 2.500,00 (caríssimo).Morreu em menos de uma semana.As fezes ficaram sanguinolentas, as penas ficaram arrepiadas e o bichinho todo amoado.Com certeza veio doentinho, a própria dona da avicultura admitiu. Estou esperando um novo papagaio que vai ser reposto pela loja. Seu blog me trouxe informações novas e importantes, para melhor cuidar da minha sonhada ave.
Parabéns pelo blog!
Não poderia deixar de dizer, também, que você é muito bela.
Alexandre Andrade

Leandro Loureiro disse...

Olá Ana, tudo bem?
Tenho um papagaio com mais de 20 anos de idade, e agora ele está com meio triste, e com as fezes muito verde e muito líquida, estava com falta de apetite, mais agora se alimenta melhor.
Você sabe de que se trata?
Te mando meu E-mail,
leandroloureiro13@yahoo.com.br

Desde de já, agradeço!

Zilma Damasceno disse...

Olá Dra.
Parabéns pelo seu blog. Muito legal.
Falando em papagaios, a minha irmã tem um, que vive livre na chácara onde ela mora. Acontece que ele já há um tempo, vem se autoflagelando, cortando as penas, o rabo, e por ultimo comeu um dedo ( se é assim que se diz.) Ele não fica com a cor que é característica do papagaio.
Já foi levado ao Medico Veterinário, mas o problema continua.... Que fazer?

A cidade fica no Nordeste da Bahia.

grata,

zilma

Anônimo disse...

o papagaio da minha vó esta muito ruimele não consegue se levantar e nem cantar nada ele só fica caido mexendo seu rabinho ele era muito feliz adorava cantar gargalhar e pedia café e girassol e o que ele mais gosta ganhou duas peninhas 2 azuis e 2 vermelhod . porfavor me responda eu não quero perdelo . obrigado

Unknown disse...

tive um papagaio até ontem,infelismente ele amanheceu morto .nem deu tempo de leva-lo ao veterinario...ontem levamos mas como tinha jogo do brasil não tinha nada aberto,foi horrivel ver o bichinho ficando pior e não saber o que fazer,quando amanheceu iria leva-lo ao veterinario mas não deu tempo.gostaria de saber o que aconteceu com ele,estava muito bem mas derrepente foi ficando triste e ja estava no chão da gaiola sem conseguir levantar e a respiração estava muito deficil,foi piorando piorando e em poucas horas estava morto.será que ele tinha alguma doença seria?como cardiaca ou pulmonar ou até mesmo contagiosa ao ser humano?seja o que for estamos muito tristes...mesmo assim adorei este site,esclarece muito bem as duvidas de quem as lê...parabens...

papagaio disse...

Dra. leticia.

Parabéns pelo seu blog.

Me ajudou em muito principalmentedo meu papagaio.

Pois meu papagaio tem 17 anos, sábado começou com respiração dificio,fala diferente

em um tipo de espirro ou tosse.

Fervi água com eucalipto e fecheia a gaiola edeixei o vapor por uns 10 min. melhorou

devo continuar a fazer ou tem outra solução?

Esses sintomas só vem de noite, durante o dia é normal.

Paulo de Sa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo de Sa disse...

Ola querida Doutora me chamo Paulo Sá e tenho um papagaio com 37 anos ele é muito safado e esta defecando verde e branco o que pode ser isso , ele esta se coçando muito e as penas estão sempre com uns canudos no pescoço principalmente. O que faço minha querida ? paulo.tainha@hotmail.com

Nere disse...

oi Dra. ...Olha ganhei um papagaio iguaizinho a foto do seu site com a cabela em cima amarela e azul, penas compridas no final meio vermelhas...muito lindo, me deram como femêa, não sei, ele se apegou mais em mim, só eu coloco a mão nela nem minha filha nem meu marido consegue colocar a mão na cabeça dele que ele não deixa, peguei ele na sexta feira, no sabado ele estava todos espertinho, falando muito, assobiando bastante, qdo foi hoje notei ele bem quieto, comeu pouco, e só fica dormindo em uma patinha só, e as vezes colcoa a cabeça para tras e se coça bastante, não assobia mais, só de vez emquando, parece estar meio ofegante na respiração..será que ele estranhou o ambiente, toda hora estou la mexendo com ela e ela nem sai do lugar, assobia bem poquinho e fica quietinha, será que esta com algum probleminha de saude???...o que devo fazer?????nepoz@bol.com.br - Nereide

rose araujo disse...

ola Dra!

Preciso de sua ajuda, tenho um papagaio ele já tem 40 anos comigo, Há três semanas ele apresentou um sintoma de que estava resfriado, espirrava muito e está com corisa, comecei a dar duas gotinhas de dipirona para ele, mas fazem três dias que ele está com o pescoço torto não consegue levantar a cabeça, fica caindo e está com grande dificuldade para respirar e dá a impressaõ que ele está cego de um olho, um colega me disse que ele está com peito seco, por favor o que devo fazer, porque aqui em Campinas/SP, fui informada que não tem médicos veterinários especializados em aves, me ajude por favor
Rosineide Araujo-Campinas-SP

Gesiane Maira disse...

Boa tarde, enho um papagaio e tenho notado que o bico dele está crescendo muito, ia leva-lo no veterinario e no dia seguine vi que ele proprio tinha quebado a pontinha do bico, só que agora ta crescendo de novo e ele esta tentando quebrar o bico de novo s´que na lateral do bico. Isso é normal? É falta de algum alimento especifico?
Obrigada

JLeandro disse...

Olá Dr. gostaria de saber se seria possível, algumas informações sobre clamidiose,é que possivelmente meu papagaio estar com tal doença, consultei uma médica veterinária e ela me informou que a doença do meu papagaio possivelmente é está , só que ela não é especialista em aves dai, a dificuldade em passa o tratamento adequado.
no momento estou tratando ele com azitromicina,enquanto ele está tomando a medicação alguns sintomas ou diminuem ou somem, como é o caso dos espirros e a secreção nasal, e a respiração cansada diminui um pouco, ele fica respirando quase que normal.

os sintomas observados são:
espirros, secreção nasal, as penas ouriçadas, as penas da cabeça e ao redor dos olhos estão caindo, e algumas vezes respirando com dificuldade.

ele tem entorno de 6 anos
não é um papagaio muito grande, acho que se pode dizer de médio porte, até o momento está se alimentando normalmente.
apresenta esses sintomas a mais de um mês e meio.

gostaria de saber como proceder já que aqui na região não temos veterinário especialista em aves silvestre.

Desde já grato pela atenção

Emai: jl.askot@hotmail.com

Luiz Fernando disse...

Ola Dra. eu tenhu um papagaio a mais de 15 anos e agora surgiu uma ferida de como se fosse um turmo bem proximo as patas dele ! é muito trsite porque esta grande e as vezes ele mesmo machuca ela e sangra !! ta dando muito dó de ver isso , ja o levamos em um veterinario mais o msm disse que n pode operar !! gostaria de saber se voce sabe algo sobre isso ! Obrigado

me responda no meu email
luizgpe5@hotmail.com

monicas disse...

drª meu papagaio se coçava muito no peito as penas dele estavam gordurosas, e de tanto se coçar fez uma ferida no peito passei uma pomada pra ver se aliviava a caçeira mas não adiantou muito, ele tava fraquinho não se aguentava muito tempo em pé, e ontem ele morreu depois de um banho que dei nele vi que tava respirando com dificuldade, peguei no meu colo e morreu,chorei muito estava ha 18 anos comigo não consegui descobrir o que ele teve se a drª puder me ajudar vou ficar um pouco mais tranquila. meu email é schramnascimento@bol.com.br

Antonio disse...

Dra. Boa tarde. Tenho um papagaio que a alguns dias anda meio triste, com dificuldade na respiração, um certo tipo de tosse seca, e quanto tenta falar sai umsom tipo um miado. O que posso fazer, que remedio posso dar a ele?
Fico no aguardo.
Antonio José
toninho1607@gmail.com

mara disse...

Adorei ler este post pois tenho 3 papagaios verdes africanos, há uns meses um deles começou por imitir uns gritos e a coçar.se com a parte traseira no pau, faz isso mais no período da manhã, estou preocupada não sei que fazer. Aqui no meu país, Angola-Luanda os veterinários não dizem o que é. Aéjudem-me.Mail sjamado@hotmail.com

Regiane disse...

Olá Dra

Tenho um Papaguaio de 10 anos e ele agora está meio triste, e com as fezes muito verde e muito líquida, está com falta de apetite, Você sabe de que se o que se trata?
Te mando meu E-mail,
regyanesilva88@bol.com.br

Desde ja eu agradeço... Boa Noite.

Regiane disse...

Ola Dra
Tenho um papagaio de 10 anos de idade, e agora ele está meio triste, e com as fezes muito verde e muito líquida, estava com falta de apetite, Você sabe de que se trata?
Te mando meu E-mail,
regyanesilva88@bol.com.br

Desde ja agradeço... Uma Boa Noite

TON 33 disse...

Bom dia DR. tenho um papagaio com aproximadamente 8 anos, ele esta com sintomas do tipo asma, porem ele e' bem alimentado, gaiola limpa todos os dias, come biscoito, semente de girasol, acerola. Mas ultimamente ele so' fica cabisbaixo, se locomovento se arrastando pela gaiola, olhos meio aberto, gemidos tipo choro, esta meio magro com o peito tipo serrote ou faca. O que posso fazer para ele melhorar. Desde ja agradeco e parabens pelo blog.

irani disse...

minha querida ana leticia presciso de uma resposta sua tenho um papagaio que vivia com outra femea ele repetia cantava assoviava em fim era muito alegre nos todos aqui adorava mais um dia femia morreu derrepente nos achamos que uma lagarticha que ela comeu o poblema e que omacho naõ quis mais falar cantar e ele naõ me parece muito triste sera que voce pode me esplica o que esta acontecendo com meu papagaio?

irani disse...

minha querida ana leticia presciso de uma resposta sua tenho um papagaio que vivia com outra femea ele repetia cantava assoviava em fim era muito alegre nos todos aqui adorava mais um dia femia morreu derrepente nos achamos que uma lagarticha que ela comeu o poblema e que omacho naõ quis mais falar cantar e ele naõ me parece muito triste sera que voce pode me esplica o que esta acontecendo com meu papagaio?

Tell disse...

Oi Doutora, obrigado por esta oportunidade. Belo trabalho esse Blog.
Tivemos um papagaio por aproximados 35 anos, mas sempre que mudava o clima ( como aqui é interior paulista e o calor é muito forte ), ele ficava com a respiração atacada.
Só q essa semana q passou, o clima mudou bruscamente, de calor para muito frio aqui e ele parou de comer, ficou um dia abatido com as asas semi abertas , olhos fechados, não comia nada, e respiração ofegante, até q veio a falecer e notaram q após morrer, ele soltou uma gosma ( saliva ) pelo bico. Será que a doutora poderia me dar um parecer do que poderia ter sido essa doença??? Estamos muito tristes aqui em casa.

Unknown disse...

Bom dia...adorei seu blog.

Tenho meu papagaio a uns 4 meses...atualmente ele esta com 6 meses.
Estou preocupada pq vi ele cospir uma gosma transparente umas 3 vezes...mas ele nao esta amuado nem nada...continua alegre brincalhão do jeitinho que sempre foi.
POrem ouvi dizer q girassol d+ causa isso e ate causa a morte...mas a ração que dou para ele é balanceada da Megazoo e dou tbm fruta praticamente todo dia e tbm verdura...
Estou com medo...o que poderia ser essa gosma? Hoje eu resolvi diminuir o girassol que vem dentro do pacote...e realmente dentro do pacote dps q dividi vi q vem metade de girassol e metade das outras sementes...
O que faço?

Obrigada
Thaiara MIlitão rllmaq@gmail.com

Unknown disse...

Olá Leticia!
Eu tb tenho um papagaio e ele tem quase tudo o que o pessoal falou nos posts acima, e ainda está quase sem pena!
O que posso fazer para ele melhorar?
aninha_a@msn.com

marise disse...

Olá Ana,tudo bem?
Possuo um papagaio que está quieto;falando pouco e rouco e quase não come como costumava.Perdeu a vitalidade e só anda anuado.Estou com medo de perdê-lo.Ajude a mim e ao meu bichinho

Unknown disse...

Ola, Dra tudo bem? Primeiramente parabens pelo trabalho. Hoje pesquisando sobre doenças que acomentem aves, achei seu blog. Tenho um papagaio ha 22 anos e exatamente 1 mes ele veio apresentando esse sintomas de asmo. Emite um gemido, faz uso da calda nas inspirações, parece estar "engasgado" e muito agoniante ver essa situação. Estou com especialista em aves, que afirma que é uma Pneumonia prejudicada pelo tempo seco. Indicou inalação. Por qto tempo dura essa crise? Ele pode vir a falecer por "fadiga"? Grata
narabustamante@hotmail.com

njoay disse...

Olá Dra, tudo bem?
Tenho um Papagaio com aproximadamente 16 anos ( comigo a 13). É uma ave saudável, porém notei que ele apresenta um inchaço abaixo do ouvido direito, um caroço mesmo. Pode ser algum cisto ou tumor? Aparentemente não está incomodando, mas fiquei preocupado e gostaria de saber o que seria recomendado. Meu email njoay@yahoo.com.br . Obrigado e parabéns pelo Blog

Unknown disse...

ola! sera que alquem pode me ajudar? tenho um papagaio a mais de 20 anos e derrepente ele ficou doente . a voz ficou rouca, quando fui trocar de lugar caiu do puleiro, estava muito leve e com o peito seco . estava tremendo e com a respiraçao dificil, com a cabeça para atraz entre as penas e penas soltas.dei um antibiotico durante uma semana (piu sana) tambem dei junto 100ps e complexo vitaminico avitrin. depois de uma semana com esses medicamentos ele começou a escorrer uma secreçao no nariz e tosse seca. qual seria o medicamento correto pra ele agora? tosse e narinas escorrendo... desde ja obrigada. rosane

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alice Helena De Danielli disse...

Bom dia,

Tenho um papagaio com 35 anos e agora ele está sem falar e rouco. Já levei a um veterinário que receitou Bactrim por 6 dias. Faz 5 dias que estou dando a medicação e não tenho percebido melhoras. Ele emagreceu, mas tem se alimentado direito. Não sei mais o que fazer. Tem alguma sugestão?

Obrigada

vanusa disse...

Ola boa tarde

Comprei um papagaio faz dois meses, ele está muito mal, levei ele no veterinario aqui em minha cidade, um diz que se intoxicou com alguma coisa, outro diz que comeu maça demais. Obs: nunca dei semente de maça, sempre retiro as sementes.
Ele está molinho, debilitado, come pouco, não tem diarreia e nen está vomitando. Estou dando dipirona (foi o que me aconselharam) e muita agua de coco.
Por favor me ajudem não quero perder ele!!!
Tenho mais dois (1 tem 2 anos e a outra 4 meses) e eles não estam doentes estão alegres e brincando.
Por favor me ajudem quero que ele recupere, e seja muito feliz ele só tem 3 meses.

Unknown disse...

Olá!
tenho um papagaio com 30 anos aproximado, minha amiga me deu após a morte da mãe dela, ele era muito alegre assim diz ela, aqui comigo já tenho ele ah uns 15 anos mas é muito triste e fica dentro da gaiola com a minha outra papagaia eles se dão muito bem mas ele vem apresentando uns sintomas estranhos a boca fica cheia de catarro e fica cansado, o que faço e também ele retira os alimentos do papo dele e dá para a minha papagaia, será que pode passar para a outra? conto com a sua ajuda, abraços.. meu e-mail é siaguida@hotmail.com

Unknown disse...

Gostei muito do seu post sobre o papagaio. Meu pagagaio morreu à pouco tempo e eu não sei como. No dia anterior uma panela deitou muito fumo e ele encontrava-se na cozinha.Mas ele ficou bem.No dia seguinte acordei com ele a gritar, depois fui ver e ele estava morto no chão da gaiola dele.Eu antes no dia anterior de noite já o tinha metido numa sala onde havia uma janela grande que tava fechada e que o sol a partir das 8:00 horas começava a iluminar a sala.Ele morreu de inalação de fumo, de susto com o sol ou de queda do poleiro.podia me responder eu ficaria grato.
pmfd123@gmail.com Envie a sua resposta para o meu email por favor.

Unknown disse...

Ola Dra. tenho um papagaio a uns 15 anos, peguei ele filhotinho e a algum tempo o mesmo tem caido as penas do peito e nao estao voltando, estou preocupado, gostaria de saber o que posso fazer, alguma sugestao alem de leva-lo a um veterinario, pois tenho medo pois ele nao e anilhado.
Se puder me auxiliar mande uma resposta meu email é manoel64@uol.com.br

Unknown disse...

Bom Dia Dra.! Tenho um papagaio com mais de 20 anos, de uns tempos pra cá, apareceu no pé dele tipo um "calo" e esse pé com o calo começou a descamar. Com isso ele estava custando a firmar o pé. Minha mãe estava passando Rifocina no pé dele. Tinha melhorado muito, mas agora está voltando novamente, e o outro pé esta começando a escamar também, você sabe me dizer o que pode ser e o que posso fazer para resolver esse problema?
Se puder me ajudar ficarei muito agradecida. Meu email é sheila.lanevc@gmail.com Desde já grata pelo espaço.

Rosely disse...

Bom dia doutora Ana!
Hoje ganhei um papagaio que meu marido encontrou andando em uma rua de chão de terra batida. Como ele sempre soube que gostaria de ter um, o trouxe pra casa. Mas não sei se é macho, fêmea, sua idade (porque apesar de empenado parece novo, não sei); só que ele está muito quieto, só fechando os olhinhos como se estivesse com muito sono, não quis comer nem beber. Não é arisco, só reclama um pouquinho quando a gente tenta tocá-lo. É amarelo e verde com pequenos pontos vermelhos nas pontas das penas e ombros. Será que está doente??? suas asas não parecem ter sido cortadas??? Não apresenta cor azul sobre o bico.O que faço????? Meu email: fabiorosel@hotmail.com. Por favor me ajude com informações pois em minha cidade não há um vet. de aves.
Obrigada;

Rosely Vieira

Katia Caiafa disse...

Dra seu blog é o máximo,adorei!!! A minha pergunta é a seguinte: Meu papagaio está ficando com as penas amarelas (boa parte delas), isso é normal? Li que isso pode ser desnutrição, mas ele come de tudo legumes, frutas, ração própria para papagaio. É mais bem tratado pela minha mãe do que eu...rsrsrs. Quanto ao comportamento dele está tudo normal, falando, comendo bem, não apresenta nenhuma secreção,nenhuma ferida, nada. Pode ser muita cenoura que ele está comendo? Quando a senhora puder tem como me enviar uma resposta? abraço pra ti!!!
E-mail:katia.caiafa@hotmail.com

Unknown disse...

olá doutora tenho um papagaio e ele está defecando(somente branco),no mês passado ele defecou sangue levei ele no veterinário e ele me passou um remédio resolveu mas agora é branco.me ajude adorei seu blogue explicando as coisas dos papagaios.obrigado.

Unknown disse...

Ola dr..ameu seu blog;;
eu ganhei uma ave..muito bonita...a pessoa que me deu disse que era uma papagaio mas eu levei m tres lugares e me falaram que se parece com um papagaio..porem nao é um papagaio!! como vou saber que aves é essa?? ela ou ele é toda verde tem um bico meio acinzentado adora carinho...e se qualquer outra pessoa tentar pegar ..ela começa a gritar!!... e pesa mais ou menos umas 300 gramas e tem uns e mede uns 30 centimentros

Unknown disse...

Oi Dra. Boa tarde, tudo bem? Meu nome é Mariana Borges.
Primeiramente gostaria de lhe agradecer pelas informações, e parabéns pelo blog, mas confesso que estou muito preocupada, ontem eu ganhei um filhote de papagaio dos meus pais, ele só tem 3 meses, ele ficou 1 semana com os meus pais e eu trouxe pra minha casa ontem a noite, só que deis do momento que entrei em casa ele espirra muito e sai tipo uma água na narina dele, e vejo que ele esta chiando muito e com dificuldade pra respirar, ele estava sentindo muito frio, e nesse exato momento ele esta na janela tomando sol, aparenta esta bem, só que ele está meio sonolento e não esta comendo direito o que eu faço, por favor me mande um e-mail com a resposta estou muito preocupada porque ele não estava assim ontem, ele estava brincando e tudo, mas agora ele esta muito inquieto, me ajude por favor.
Meu e-mail é marianaborges.mb8@outlook.com

ARQEmanuelleMelo disse...

Olá Leandro! Você teve resposta??? Minha ave encontra-se com mesmo sintoma!! manu_melo19@hotmail.com
Desde já agradeço!

Unknown disse...

oi Dra.
me chamo Mariana.Parabéns pelo seu blog, uma ótima iniciativa uma vez que é muito muito difícil encontrar médico especialistas em aves.Meu papagaio tem 20anos e de uns dias pra cá ele está ofegante, espirrando muito, fezes brancas, asas caidas e o que é pior está caindo como se estivesse sem força nas pernas.Me ajude não quero que ela morra e aqui onde moro não tem médico de aves.
clarissafadica1@gmail.com

Unknown disse...

Olá dra. Ana. Parabéns pelo seu blog. Meu papagaio tem quase 2 anos, e há uns 3 meses atrás ele começou a espirrar e saia uma secreção transparente das narinas, mas aí parou, e agora há +- 1 semana ele só fica quietinho, só quer dormir, está comendo pouco, parou de falar e cantar,o bico dele está meio acinzentado´as fezes dele está normal aqui na minha cidade ñ tem especialista em aves, ñ sei o que fazer, ñ queremos perde-lo, por favor se vc tiver uma solução nos ajude. Obrigado. email: guerreiroconsultora@gmail.com ou mayconsjack@gmail.com

Unknown disse...

Oi Dra preciso de sua ajuda nosso papagaio faleceu hoje minha mãe deu alface. Sábado e hoje quarta levamos ele no vet ele disse q era infecção intestinal foi dado antibiótico sulfato e vitamina ele falou para darmos fruta meu padrasto deu um pedacinho de goiaba ele comeu mas ele estava todo molhinho aí ele do nada começou a dar um um ataque e ele morreu quando pegamos ele tentamos fazer massagem mas não deu e notamos q estava escorrendo um tipo de catarro amarelo claro da boquinha dele estamos muito tristes qria seu auxílio meu email é fmuniz.Caroline@Gmail. com nós ajude por favor

Unknown disse...

Porquê meu papagaio esta fazendo cocô azul e muito fedorento nunca foi assim estou preucupada me ajuden.

leonardojlf disse...

bom dia!
meu papagaio tem 5 anos.
de uma semana p ca ele comecou a ficar na gaiola, sonolento, nao grita e nao fala mais como costumava fazer, estou preocupada, o q pode ser?
Nao aconteceu nada q eu saiba, ele vive na gaiola, sempre ficou bem na gaiola no meio da familia, sempre falou e gritou rsrs as vezes ate demais.
por favor me ajude meu e-mail é kariokinha_rj@hotmail.com

Unknown disse...

boa tarde Dra.
comprei um papagaio ontem e ele veio de comboio ainda uma viagem grande, noto que ele tem uma respiração bastante ofegante e que movimenta a cauda ao mesmo tempo que respira. será que está doente ou pode ser apenas estresse da viagem e saudades dos antigos donos a quem ele estava bastante apegado. o que devo fazer.
obrigado

Unknown disse...

Meu papagaio esta com um comportamento estranho.
Ele tem 12 anos e sempre falou muito, de repente, não fala mais nada, e ele fica colocando a língua para fora,como se estivesse com falta de ar.
Ele tambem perdeu um pouco do apetite, fica balançando a cabeça como se estivesse chacoalhando agua,e quase não tem mais força para ficar de pé na gaiola.
O que ele tem?
O que posso fazer???

-BruuNooH- disse...

Olá Ana, tudo bem
MEU PAPAGAIO NAS ULTIMAS SEMANAS ESTA TRISTE SE ALIMENTANDO POUCO E BRAVO NAO DEIXA MAS TOCAR NELE, PERDENDO PENA AO REDOR DO OLHOS, NARIZ E OS OLHOS AGUADO E AS PENAS PERDERAM A BRILHO.NÃO A VETERINARIO ESPECIALIZADO EM AVES EM MINHA CIDADE.ME AJUDE COMO DEVO TRATA LO ELE TEM 6 ANOS OBRIGADA

Luciana disse...

Olá Dra. parabéns pelo blog.
Tinha um papagaio q era. Alegria da casa ele estava com nove meses de vida. Muito bonito, as penas bem verdes, super esperto.
Dia 10 de abril desse ano, ele amanheceu bem, até fez alguns barulhinhos como de costume, brincou bastante fora da gaiola. Porém, tive q sair e o pus dentro da gaiola por precaução pois tenho dois cães e o receio é grande.
Quando voltei, tudo estava bem, porém me surpreendi com um grito dele, ele conseguiu abrir o fundo da gaiola e nao sei como caiu. Quando ele gritou eu fui imediatamente onde ele e o peguei, só q minutos ou segundos depois ele morreu. Após sua morte, escorreu um líquido do bico, transparente.
O que poderá ter sido?
Estou triste demais!
Obrigada

Unknown disse...

meu papagaio tinha mais ou menos 4 ano. ele só comia ração, girasol, e frutas.. Às vezes quando tomava cafe da manhã eu dava um pedaço de pao por que ele se agitava ao ver que eu estava comendo pao como se estivesse pedindo um pedaço. de uns dias para ca ele comecou a ficar muito estranho... batia as asas toda hora, parou de falar, gritar zoar. e tambem comecou a pular do poleiro... como tinha as asas relativamente pequenas nao conseguia voar e se espatifava no chao. e quando andava ele andava estrando batendo as asas, tropeçando e etc. Emfim... ontem a noite ele pulou de noite do poleiro e resolvi deixar ele no chao para que nao pulasse denovo e se machucasse. Umas ate ate então td bem mas umas 3 horas ele comecou a bater as asas muito. e 5:40 ele deu dois gritos altos e morreu. gostaria de saber o que pode ter acontecido. #Triste

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom dia Dra: Ana Lúcia, o meu papagaio tem 14 anos e as vezes fica com a respiração muito ofegante e demora muito para passar, o que sera.
obrigada email rosamaria.inclui.sdti@gmail.com

Unknown disse...

boa tarde dra.Ana meu nome e wiula tenho um papagaio da testa vermelha ganhei de presente e e alimentado com muitas frutas diária mente queria saber so posso dar pimenta a ele pois ele gosta de pimenta as vezes dou com medo de fazer algum mal e você por acaso sabe me informar se concigo documentar essa raça ? pois ele e diferente sabe e tenho medo do ibama me tomar ele sou apaixonada com meu bebe colorido a e ele treme constantemente tenho medo que isso possa ser algo grave você baseia se nhoque pode ser ? o meu email e wiulacasteliano@hotmail.com obrigado aguardo sua resposta

Unknown disse...

boa noite
eu abri este site pra ver sobre doenças de paapgaios,pois o meu tem 6 anos e há mais ou menos uma semana começou a paresentar duas saliencias nas laterais do bico entre uma abertura e outra da cor do bico como se fosse duas verrugas,e pela manhã ele amanhece com uma secreção no bico,parecendo um catarro.está mais quieto do que o costume,apesar de está comendo normal.aqui na região é dificil veterinario,e ainda mais especializado em aves.por favor me dê um retorno.obrigada.
kqfreitas@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Ana Tudo Bem???Adorei seu Blogger ,sei que ajudou muita pessoas que tem PAPAGAIO e não sabe como agir em certas situações como eu Por EX: rs......Tenho um papagaio ele tem 8 meses peguei filhote , ele é muito animado grita muito quando chego do trabalho mais de uns dias pra cá percebi que ele tah muito queto pra baixo não quer se alimentar não grita mais so que saber de dormir fica o tempo todo com a cabeça ariada como se estivesse fraquinho e percebi que o Bico dele ta muito quente , as fezes ta muito verde e gosmenta ......por favor to muito preocupada o que a Sr. me indicaria??? meu email é anaclaudiaanaclaudiaanaclaudia@hotmail.com Desde já Agradeço ,Ficarei no aguardo...bjuus

Unknown disse...

Ola! Não sei o que está acontecendo com nosso papagaio, ele está mais quieto, sonolento e perdendo penas. Ele gosta muito de colo mas agora ele fica com a cabeça baixa ou apoiada e não interage mais conosco. O que pode ser? Se puder me ajudar, obrigada!

Unknown disse...

Ola! Não sei o que está acontecendo com nosso papagaio, ele está mais quieto, sonolento e perdendo penas. Ele gosta muito de colo mas agora ele fica com a cabeça baixa ou apoiada e não interage mais conosco. O que pode ser? Se puder me ajudar, obrigada!

Unknown disse...

Boa noite !! Adorei o blogger.
Eu gostaria de saber o porque os papagaios colocam o dedo na boca? Parece como se ele estivesse engasgado, ele coloca o dedo na boca e o dedo dele sai sujo de sangue, eu gostaria de saber o que fazer, voce poderia me ajudar me aconselha o que fazer para que meu papagaio fique bem.
Se poder me ajudaa, me envio um email, sergio.voleimaia23@gmail.com
Obrigado

Unknown disse...

Acho que animais e flores ficam muito melhores na natureza, em seu habitat, sobretudo @s mais rar@s. Mas um amigo da familia nos presenteou com um papagaio. Ele tambem fica triste de vez em quando. perecebi que acontece geralmente em dias de vento ou frio. por isso, quando esta cabisbaixo e com a lingua muito quente, olhando meio de lado, gritando de modo agressivo, ja sei que pode ser alguma constipacao. talvez tenham febre e tambem dor de cabeca a gente. dou 01(uma apenas) gota de dipirona, com uns granulos de acucar so para disfarcar o sabor. ele lambe tudo, depois dou agua, e em poucos minutos ele recupera a energia. Fiz isto primeira vez em momento de desespero, por medo de ve-lo morto e funcionou. Deixo a dica e recomendacao de levar ao veterinario. para fortalece-lo dou couve, almeirao, repolho, cenoura cozida, goiaba, manga, maca, morango, uva passas, vagem, laranja, banana com casca, sempre pequenas porcoes e em dias alternados. Tambem uma vez por ano vermifugo e, de vez em quando, vitaminas tipo avitrin e protovit sob recomendacao de criador experiente. Fica em local livre do sol da tarde e vento forte porque parece que ele nao gosta, que escolhe o sol da manha, mas depois enjoa. dorme sempre em local protegido da friagem da noite. Estou fazendo a minha parte para que ele fique conosco por muitos anos, pois e muito querido e somos responsaveis pela sua saude e bem-estar.

Unknown disse...

Meu papagaio esta defecando sangue, estou muito preocupada pois o veterinario dele esta de ferias e aqui na minha cidade é dificil especialista em aves silvestre. O que eu faço?

Unknown disse...

Oi DoUTORA meu caso é o memso da que copiei abaixo de uma pessoa que te mando fiquei com o papagaio apenas uma semana e aconteceu tudo isso com ele também tinha apenas 50 dias . Só não sabemos o que aconteceu clima de tempo nem nada segue meu email : silviopitta@ig.com.br

35 anos, mas sempre que mudava o clima ( como aqui é interior paulista e o calor é muito forte ), ele ficava com a respiração atacada.
Só q essa semana q passou, o clima mudou bruscamente, de calor para muito frio aqui e ele parou de comer, ficou um dia abatido com as asas semi abertas , olhos fechados, não comia nada, e respiração ofegante, até q veio a falecer e notaram q após morrer, ele soltou uma gosma ( saliva ) pelo bico. Será que a doutora poderia me dar um parecer do que poderia ter sido essa doença??? Estamos muito tristes aqui em casa.

Unknown disse...

Olá Letícia,parabéns pelo seu blog, muito legal. Falando sobre papagaios,o meu está triste, sem ânimo ao contrário de antes,não se alimenta,fica vomitando,não tem equilíbrio,suas fezes estão muito verdes e líquidas,não está mais cantando nem falando. Preciso de ajuda,gosto e amo muito ele,também de qualquer animal.
O que eu faço?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

oLÁ LETICIA, MEU PAPAGAIO ESTA CAINDO AS PENAS E NAO ESTA COMENDO FICA TODA HORA MOLHANDO O BICO NA AGUA..O QUE SERÁ QUE PODE SER?

Unknown disse...

Olá Dra.
Meu papagaio tem cerca de 20 anos
ele nunca apresentou qualquer tipo de patologia! sempre foi rápido para se locomover e gritava o tempo todo! ocorre e a mais ou menos um dia ele tem dificuldade de se locomover, esta com a respiração um pouco ofegante e fica com a cabeça baixa com o bico apoiado na gaiola, ele também não esta se alimentando! o que posso fazer? visto que não tem veterinário de aves perto de minha cidade. meu e-mail é marcusviniciusmn@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Dra.
Meu papagaio tem cerca de 20 anos
ele nunca apresentou qualquer tipo de patologia! sempre foi rápido para se locomover e gritava o tempo todo! ocorre e a mais ou menos um dia ele tem dificuldade de se locomover, esta com a respiração um pouco ofegante e fica com a cabeça baixa com o bico apoiado na gaiola, ele também não esta se alimentando! o que posso fazer? visto que não tem veterinário de aves perto de minha cidade. meu e-mail é marcusviniciusmn@hotmail.com

Unknown disse...

Olá doutora, Meu papagaio tem em torno de 20 anos. Sempre é muito ágil e fala bastante, mas ultimamente tem apresentado um problema de respiração ofegante e normalmente em quanto respira emite alguns sons tipo gemidos.

Gostaria de algum auxílio visto que estou com problemas para encontrar algum veterinário especializado.

email: thiago_sm@hotmail.com.br

Grato pela atenção, Thiago.

Unknown disse...

boa tarde Dr Ana,preciso muito de sua ajuda.tenho um papagaio de mais ou menos 18 anos, ele esta comigo a 12 anos,e um passaro muito alegre e barulhento ,so que de uns 2 meses para ca apareceu umas manchas brancas na lingua ,e no canto do bico, sai umas umas bolinhas que parecem verrugas mas logo caem. ele esta se alimentando mais de frutas no momento. o comportamento dele continua igual.por favor me ajude pois aqui na minha cidade nao tem veterinario para aves silvestre. desde ja agradeço.

Unknown disse...

Olá Ana, tenho um papagaio que tem 05 anos sempre foi tagarela, ultimamente ele parou de falar, estar cansado e pouco se alimenta, não sei se foi a mudança da casa onde eu morava que deu um choque nele, pq l[a havia barulho e onde estamos silencio. Me ajude por favor minha filha estar desesperada pensando que ele vai morrer. Meu e-mail: manu_acp@hotmail.com

Unknown disse...

Boa noite, minha tia tem um papagaio que está apresentando sintomas estranhos, como, sua língua está rosada, com manchas brancas, e aparentemente está inchando. Bom, agradeço muito uma resposta ou solução. Estamos preocupadissimos. Meu e- mail brenda.plms@gmail.com

Rodrigo disse...

Ola Dra. Ganhei um papagaio do meu pai naum sei a idade dele mais parecer ser novinho, de uns 5 meses pra ca ele vem tendo uns ataques de ficar se batendo ai agente vai conversar com ele e ele acaba voltando devargar, o que será que pode estar acontecendo e qd volta percebo respiração forte, me ajuda me apequei muito a ele e não quero perde-lo por favor rodrigo.cacau@gmail.com me manda um email para conversarmos melhor

Unknown disse...

Bom Dia A na, tudo bem?meu papagaio ta tem 3 anos de idade, e agora ele está com meio triste,ontem mal abria os olhos e com as fezes meio esbranquiçadas e muito líquida, estava com falta de apetite, dei soro a ele e hoje pela manhã mais se alimenta melhor, e até abriu os olhos. Está um pouco melhor mas muito paradinho.Notei que ele expeliu uma secreção branca na comida que coloquei pra ele.
Socorro!
Te mando meu E-mail: alycruz2010@gmail.com

leticia teles disse...

ola meu papagaio é um filhote e eu acho que ele estar doente pois ele fica repirando muito rápido e so fica quieto e tbm teve caganeira hoje de manha oque eu faço eu amo muito ele?

Unknown disse...

Boa tarde! Drª Ana, tenho um papagaio com a idade de 35 anos. Ele sempre foi saudável nunca teve nenhum problema de saude, até que em novembro do ano passado apareceu um corrimento no olho dele. Levei imediatamente para um veterinario em minha cidade e foi passado um medicamento. Passado alguns dias começou a aperecer como uns caroços na região do olho e o mesmo teve que fazer uma cirugia para retirar, era uma massa branca. Ele não comia mais tão bem como antes, mas teve uma melhora. Ate que neste inicio de fevereiro começou a aparecer um escorrimento amarelado em sua narina de encontro a este olho, dai lavava, passava soro, mas vejo que ele não melhorou, pois agora seu ouvido esta inchado e o outro olho já lacrimejado. Ele treme muito, já não come como antes, esta triste, as penas muito feias. Me ajude a salvar meu bichinho, ele esta sofrendo e na minha cidade não tem um veterinario especialista em ave silvestre. Por favor me ajuda. Meu e-mail é marcilene_pontesr@hotmail.com

Grta pela atenção. Marcilene

Claudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudia disse...

Vi que as pessoas estão com muitas dúvidas. Um site que me trouxe boas informações é este aqui http://www.saudeanimal.com.br/papagaio_sintomas.htm - espero que possa ajudar!

Unknown disse...

Por favor preciso de uma resposta rapido meu passaro ele so dorme com a cabeça nas asas para tras e ele tem uns sei la e tipo cortado os pes dele

Andreza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa noite Drª. Preciso de sua ajuda, eu tenho um papagaio com dois anos de idade, e a alguns meses atrás ele deu um salto do poleiro e acabou caindo e batendo o bico no chão e sangrou um pouco. Depois disso ele bebe muita água, mas muita água mesmo, depois disso, ele engordou um pouco. Estou balanceando a comida dele e mesmo assim ele engordou. Hoje ele amanheceu um pouco triste, vomitando a água que ele bebe, o bico dele não esta da cor normal esta meio amarelado do lado embranquecendo e as fezes meio branca. O que sera que ele tem por favor mi ajude pois, onde moro não tem veterinário especializado. O meu Email é: gabi.limasantos14@gmail.com
Porfavor mi ajude mandando a resposta.

Unknown disse...

Boa noite Drª, gostei muito do seu blog. Tenho um casal de papagaios, o macho com 22 anos e a fêmea com 30 anos. Eles se alimentam bem com ração com vários tipos de sementes, frutas legumes e às vezes pão. Mas há algum tempo a fêmea vem apresentando respiração ofegante, mas é só pois ela se alimenta bem, vivem em um grande viveiro e chocam todos os anos. O que devo fazer pra melhorar a condição respiratória da fêmea?
Desde já agradeço.
Marcelo.

Unknown disse...

Meu papagaio tá gripado o que posso dar pra ele erli

Anônimo disse...

Meu papagaio esta com o mesmo problema cresceu uma bola e esta grande estou preocupado com isso. Segundo uma moca de uma casa de racao, pode ser que seja um tumor, mais ela nao deu certeza porque nao e medica, apenas uma opiniao. No entanto, ele nao e tao velho para apresentar tal doenca, tem apenas 15 anos, e o pessoal anda dizendo que geralmente acontece com papagaios mais velhos. Poderia me ajudar dizendo oque possivelmente possa ser ? Jhowzn@hotmail.com aguardo um contato obrigado desde ja !

Anônimo disse...

Meu papagaio esta com o mesmo problema cresceu uma bola e esta grande estou preocupado com isso. Segundo uma moca de uma casa de racao, pode ser que seja um tumor, mais ela nao deu certeza porque nao e medica, apenas uma opiniao. No entanto, ele nao e tao velho para apresentar tal doenca, tem apenas 15 anos, e o pessoal anda dizendo que geralmente acontece com papagaios mais velhos. Poderia me ajudar dizendo oque possivelmente possa ser ? Jhowzn@hotmail.com aguardo um contato obrigado desde ja !

léo viana disse...

olá Dra. o meu papagaio está com um tipo de bolinha branca dentro da boca dele, e cada vez fica maior e temos medo de acontecer algo com ele, gostaria de saber o que é, e o que fazer, me ajudaaa

Unknown disse...

Meu papagaio esta na mesna situacao o seu melhorou?

Unknown disse...

Olá, tenho um papagaio com dez anos,ela ta fraco r com os olhos tipo melado tô preocupado o que posso fazer não tem veterinário que cuide de aves por perto...

Unknown disse...

Olá, tenho um papagaio com dez anos,ela ta fraco r com os olhos tipo melado tô preocupado o que posso fazer não tem veterinário que cuide de aves por perto...

Unknown disse...

Bom dia por favor, ganhei um papagaio ainda bebe tamos alimentando ele no bico com comida propria ele gritava bastante quando abri amos a caixa para alimenta-lo e depois das refeicoes continuava alegre, mas ontem depois de sua ultima refeicao ele vomitou bastante a papinha agora so quer dormir e fica apenas fazendo um som baixo (piando) mas quando chegamos perto de sua caixa ele se levanta anda mas so pia, isso e normal.Pois estou com medo parece que comeu demais, o que pode ser por favor me ajude. Bicudosveiculos@terra.com.br

Unknown disse...

Boa noite, estou muito triste, nao consigo parar de chorar, pois ele fazia parte de minha vida. Assobiava todos os dias quando estava chegando do trabalho... Vai fazer muita falta. Acabei de perder meu papagaio de 20 anos. Sempre feliz, cantava, pedia papa, café e desde ontem (02/10/15), começou a não querer se alimentar, a ficar deitado, parecia não suportar seu peso e praticamente o tempo todo com os olhinhos fechados. Hoje, logo pela manhã o levamos ao veterinário que o examinou, disse que ele não tinha nada, que ele estava precisando de cálcio. Voltamos com ele para casa e até por volta das 18:00hrs ficamos tratando dele com papinha, água e o remédio. Infelizmente ele se foi, mas queria muito entender, pois o veterinário não deu um diagnóstico. Poderia me explicar pelos sintomas que relatei, o que acontece? Hoje, ele tb estava com dificuldade na respiração e as fezes verdes e bem líquidas. Aguardo resposta. Obrigada.
Andreia Lopes
andreialopes2603@hotmail.com

Unknown disse...

Boa noite, estou muito triste, nao consigo parar de chorar, pois ele fazia parte de minha vida. Assobiava todos os dias quando estava chegando do trabalho... Vai fazer muita falta. Acabei de perder meu papagaio de 20 anos. Sempre feliz, cantava, pedia papa, café e desde ontem (02/10/15), começou a não querer se alimentar, a ficar deitado, parecia não suportar seu peso e praticamente o tempo todo com os olhinhos fechados. Hoje, logo pela manhã o levamos ao veterinário que o examinou, disse que ele não tinha nada, que ele estava precisando de cálcio. Voltamos com ele para casa e até por volta das 18:00hrs ficamos tratando dele com papinha, água e o remédio. Infelizmente ele se foi, mas queria muito entender, pois o veterinário não deu um diagnóstico. Poderia me explicar pelos sintomas que relatei, o que acontece? Hoje, ele tb estava com dificuldade na respiração e as fezes verdes e bem líquidas. Aguardo resposta. Obrigada.
Andreia Lopes
andreialopes2603@hotmail.com

Unknown disse...

boa tarde Dra,gostaria de saber qual foi a doença que levou meu papagaio a morrer ontem,pois de 3 dias pra ca ele não comia mais e não bebia agua alem de suas fezes começaram a sair pretas.Meu email e ronaldocapparelli@hotmail.com ele era um papagaio muito alegre chamava o nome da minha filha toda hora,pois falava muito,minha filha chorou muito e esta triste.Espero atenciosamente sua resposta att RONALDO.ABRACOS

Lis Mendes disse...

Boa noite, dra. Parabéns pelo blog, uma vez que é muito difícil encontrar profissionais especializados em aves exóticas. Tenho um papagaio já com 11 anos, que cuido desde filhote. Mudei de apartamento recentemente e notei já há alguns dias que quando chego perto dele ele começa a dar uns tremeliques, como se fossem alguns pequenos espasmos, como se se agachasse e fica batendo as asas em movimentos curtos. Está muito quente estes dias, mas o local aonde ele fica é bem ventilado e fresco. Ele não parou de comer nem beber água, não apresenta qualquer sintoma dentre os listados como doenças, não tem escoriações ou machucados e nem perda de penas ou peso, mas mesmo assim estou achando esse comportamento fora do normal. Poderia me oferecer alguma dica? Agradeço desde já sua atenção.

fatima cristina cavalcanti disse...

Ola doutora1 Parabéns pelo seu belo trabalho.
Moro em uma cidade do interior e por aqui nao há veterinários específicos em aves.
Meu papagaio é idoso porém saudável.Toma banho de sol,tem uma bacia pra tomar banho,come em media 4 frutas diferentes por dia.No entanto,ultimante ele tem apresentado espasmos....ele estremece e tem que segurar na grade para nao cair.
Todo o ano isso acontece depois para.No entanto fico aflita por nao saber o motivo.
Agradeceria sua resposta. bruxinhamorena@hotmail.com

Unknown disse...

boa noite

doutora estou com problema, meu papagaio sempre foi saudável ele tem 15 anos, já tem uns 3 dias que ta fraco, so fica parado com a cabeça pra tras, não tem equilíbrio , não aguenta andar, fica so caído na gaiola, não come nada, parace que esta agonisando,as patinhas deles parace atrofiada, resposta para o email jonasboechat@hotmail.com
queria muito poder ajudar ele, muito bom seu blog

Auliceia Santos disse...

Olá Dra. meu papagaio tem 5anos que esta comigo,ele esta com um quadro muito estranho começou com um forte resfriado mas desse resfriado ele já melhorou, agora ele esta um pouco cansado, o lado esquerdo do olho esta bem arregalado e perdendo as penas, esta muito faco, estou muito triste pq ele é de grande estimação e fico triste de ve-lo assim, por favor me diga o que posso fazer, que medicação posso dar, ele é tudo para mim, já coloquei ele isolado mesmo pq não sei o que ele tem, me ajude ando muito triste, temos o maior carinho por ele,me ajude vou te passar meu email, auliceia.ferreira2@hotmail.com..fico muito agradecida,abraços!!

Auliceia Santos disse...

Olá Dra. meu papagaio tem 5anos que esta comigo,ele esta com um quadro muito estranho começou com um forte resfriado mas desse resfriado ele já melhorou, agora ele esta um pouco cansado, o lado esquerdo do olho esta bem arregalado e perdendo as penas, esta muito faco, estou muito triste pq ele é de grande estimação e fico triste de ve-lo assim, por favor me diga o que posso fazer, que medicação posso dar, ele é tudo para mim, já coloquei ele isolado mesmo pq não sei o que ele tem, me ajude ando muito triste, temos o maior carinho por ele,me ajude vou te passar meu email, auliceia.ferreira2@hotmail.com..fico muito agradecida,abraços!!

Unknown disse...

Olá Dra. Meu papagaio tem 35 anos que ta na família, desde que era filhote. Já faz alguns dias que ele está fraquinho, muito leve, não ta comendo muito e nem bebendo água, quanto bebia antes. Agora só fica de olhos fechados e anda quase cambaleando. Não sei se é por ter uma idade tão grande, mais acho que pode estar com verme. E se continuar assim creio que ficará anêmico. POR FAVOR ME AJUDE! GOSTO MUITO DELE! E NÃO QUERO PERDE-LO! Me e-mail é thiagothiagao310@hotmail.com/thiagao310@gmail.com

Unknown disse...

Olá Dra. Meu papagaio tem 35 anos que ta na família, desde que era filhote. Já faz alguns dias que ele está fraquinho, muito leve, não ta comendo muito e nem bebendo água, quanto bebia antes. Agora só fica de olhos fechados e anda quase cambaleando. Não sei se é por ter uma idade tão grande, mais acho que pode estar com verme. E se continuar assim creio que ficará anêmico. POR FAVOR ME AJUDE! GOSTO MUITO DELE! E NÃO QUERO PERDE-LO! Me e-mail é thiagothiagao310@hotmail.com/thiagao310@gmail.com

Ana disse...

olá Dr. estou desesperada tenho um papagaio de mais ou menos tres meses ele é muito levado, mas hoje quando cheguei ele estava muito tristinho so fica com a cabeça debaixo da asa e não quer se alimentar direito, reparei que as fezes estão esverdeadas. não sei o que fazer na minha cidade não tem nem veterinário me ajude por favor...

Unknown disse...

Oii Ana tudo bem? Tenho uma dúvida. Meu papagaio de vez em quando estica a perninha e da meio que uns gemidos como se fosse de dor? Tem algo que eu possa fazer ou algum remédio para dar? Acredito que seja algum tipo de caimbra por estar sempre de pé ou algo assim.Por favor me de alguma dica. Grato.

Se puder responda no carlos.eduardo1779@bol.com.br

Unknown disse...

Olá Dra! Tenho um papagaio de aproximadamente de 18 anos e já faz uns 5 anos que começou a crescer um caroço próximo ao ouvido. Ultimamente, nos últimos 6 meses, aumentou bastante o tamanho. Não sabemos a quem recorrer e se existe algum procedimento cirúrgico ou tópico pra ajudá-lo! Gostaria de sua opinião. Procuro um veterinário? Existe recurso? Obrigada desde já! Mtvinhal@hotmail.com

Unknown disse...

Ola dra tenho um papagaio verde cabeca vermelha . ele esta a uns meses com problema no olho esquerdo o olho esta com a cor normal porem sai um liquido do olho transparente, o olho ta enchado e ao redor esta pelado, fica muito com esse olho fechado, ele esfrega o olho na parte da asa próximo ao pescoço e nessa área as penas ficaram dura e escuras. Estou muito preocupada com ele. Já comprei o remédio avitrin vermífugo mais não adiantou. Por favor me ajude. Email: geiziani.rn@outlook.com.

Unknown disse...

Ola dra tenho um papagaio verde cabeca vermelha . ele esta a uns meses com problema no olho esquerdo o olho esta com a cor normal porem sai um liquido do olho transparente, o olho ta enchado e ao redor esta pelado, fica muito com esse olho fechado, ele esfrega o olho na parte da asa próximo ao pescoço e nessa área as penas ficaram dura e escuras. Estou muito preocupada com ele. Já comprei o remédio avitrin vermífugo mais não adiantou. Por favor me ajude. Email: geiziani.rn@outlook.com.

Unknown disse...

Dr meu pagaio e filhote legalizado só come papinha ele está com 2 meses mais agora ele não está querendo comer .ele tbm não bebê água ainda, as vezes a noite ele estica o pescoço parecendo ta engasgado. Tentei levar no veterinário . só que aki não tem de aves

Anônimo disse...

Bom dia, Parabens pelo seu blog pelo jeito ajuda muita gente que tem seus animais e companheiros do nosso dia-a-dia, meu pai ganhou um papagaio com 2 meses, faz um semana que está com ele mais desde o dia que ele ganhou não que comer direito e hj ele me ligou dizendo que ele está arriando as asas não estã renpondendo mais agente falar que antes ele balançava a cabecinha e hj ele está amoadinho, o que faço dra. estou preoculpada e não sei como ajudar ele, pois ele mora no interior e lá não temos veterinario só tem na cidade que eu moro, como poço ajuda-ló. fico muito agradecida se a sra. poder me ajudar.

Unknown disse...

Boa noite!!! meu papagaio esta doente ,com corizas,ao redor dos olhos sempre molhados tipo uma secreção por favor me ajude ,não tenho como leva-lo ao veterinário me ajuda a salvar meu papagaio ele nunca adoeceu. Meu imail manuelanhatividade@gmail.com
doutora me ajuda a salvar meu animal por favor.

Unknown disse...

Acho q nessa idade VC deve dar água sim

Unknown disse...

Acho q nessa idade VC deve dar água sim

Renata Costa disse...

Boa a tarde Dra!! Minha irma também tem um com 3 meses come papinha e girassol com outras sementes gostaria de saber se é normal as fezes delw serem como leite as vezes ou aguada com um tipo da papinha que se alimente?
Até obrigado
renata_sampaioamiga@hotmail.com

Clau38 disse...

O meu papagaio amanheceu morto, e com sangue saindo do bico e estava conosco mais de 50 anos. sabe o q pode ter acontecido. Ficamos mto triste com a perda. Obrigada

Clau38 disse...

O meu papagaio amanheceu morto, e com sangue saindo do bico e estava conosco mais de 50 anos. sabe o q pode ter acontecido. Ficamos mto triste com a perda. Obrigada

Unknown disse...

BOA TARDE DrA TUDO BEM? MINHA MÃE TEM UM PAPAGAIO DE 4 MESES ELE É ALIMENTADO COM FRUTAS E PAPINHAS, PORÉM FAZ QUATRO DIAS QUE ELE ESTÁ ESPIRRANDO E AGORA A RESPIRAÇÃO ESTÁ OFEGANTE, FICA QUIETO, APARENTEMENTE ROUCO. ESTA SE ALIMENTANDO POUCO! NÃO ENCONTRO VETERINÁRIO ESPECIALISTA EM AVES NO BAIRRO!
POR FAVOR NOS AJUDE! ELE É O XODÓ DA MAMÂE Q TEM 85 ANOS! TEM ALGUM CUIDADO QUE POSSO FAZER DE IMEDIATO?! AGUARDO RESPOSTA. OBRIGADO POR ENQUANTO! MEU E-MAIL: TELMAFAGUNDES2@HOTMAIL.COM

Iraci Nunes disse...

Olá dra.Bom dia
Preciso muito da sua ajuda, pois moro no interior de Minas e não tenho acesso a nenhum veterinário na região, principalmente em se tratando de aves. Há cerca de um ano ganhei um papagaio do meu cunhado que disse ser uma ave nova, com pouco mais de um ano, por isso não sei ao certo sua idade.
Chegou bem,muito alegre, se alimentava bem, principalmente de sementes de uma mistura de girassol e outras sementes, frutas e legumes.Estava tudo muito bem até que há uns 04 meses atrás ele começou a lacrimejar o olho direito, usei um colírio que parece ter ajudado, mas em seguida começou a apresentar na raiz das penas algo tipo uma seborreia ou foliculite,ele coçava com as unhas e as penas foram caindo primeiro na região do olho direito e foi se estendo para a cabeça.Agora a área da pele sem as penas apresenta pequenas bolinhas amareladas,parecendo espinhas, com um pouco de inchaço ao redor do olho.O que eu faço? Que devo usar para melhorar isso.Ele tem se alimentado bem, ainda grita e brinca, mas percebo que se sente incomodado com essas inflamações na raiz das penas. Tenho muito dó dele, estou triste e impotente diante dessa situação do meu bichinho que amo tanto. POR FAVOR ME AJUDE E AO MEU PAPAGAIO!!! Aguardo seu retorno urgente. Não quero perder o meu amigo.
MEU EMAIL é:iraci7154@gmail.com

Atenciosamente,
Iraci Nunes da Silva

Unknown disse...

Oi o papagaio da minha mãe ta defecando sangue,o que ele pode ter o que devo fazer?

Unknown disse...

Oi o papagaio da minha mãe ta defecando sangue,o que ele pode ter o que devo fazer?

André Silva disse...

Oi meu papagaio está meio que fraco e saindo uma gosma pelo bico o que devo fazer

André Silva disse...

Oi meu papagaio está meio que fraco e saindo uma gosma pelo bico o que devo fazer

André Silva disse...

Oi meu papagaio está meio que fraco e saindo uma gosma pelo bico o que devo fazer

André Silva disse...

Oi meu papagaio está meio que fraco e saindo uma gosma pelo bico o que devo fazer

Anônimo disse...

Ola...meu papagaio tem 25 anos eu gostaria de tirar uma duvida qual melhor opção para ele dormir neste calorão ? Tem q estar ventilado a noite ? Agradeco desde já favor responder no email.felipesales966@gmail.com

Unknown disse...

Olá! Meu papagaio tem 4 meses e de uns dias para cá ele ficou amuado sem apetite e o pouco que falava não fala mais,estou preocupada pois beliscava tudo que via pela frente,esses dias peguei ele beliscando a tampa do litro de óleo.O que posso fazer? pois aqui onde moro não tem veterinário especifico.
Meu email para resposta é: eliana_carniato@hotmail.com
Obrigado!

Unknown disse...

Boa noite meu papagaio tem 15 dias e estamos dando a papinha a ele quando ele caga sai Verde e quando secar ficar vermelho

Gustavo disse...

eu tenho um papaguaio com 2 anos,ele era alegre,conversava,ria se alimentava bem,agora ele ta triste da imprenssão que ele está com frio,ele ja foi vermifugado, e ñ adiantou nd....o que devo fazer????

Unknown disse...

Boa tarde
Não existe em minha cidade veterinário que cuide de aves.
Tenho um papagaio com mais de 20 anos que se encontra triste, no fundo da gaiola, não esconde sua cabeça embaixo das asas, porém suas narinas estão obstruídas e ele não está querendo comer, nem está falando o que não é normal, pois é sempre muito alegre e conversador. Acredito que seja um resfriado. Pode me ajudar, por favor? Marta - meu e-mail aryjosil@terra.com.br

Leandro g. g. disse...

Talvez tenham dado carne para ele comer, pois isso aconteceu com um amigo meu, deu carne bovina para o papagaio dele e ele começou a se comer começando pelos dedos.

Leandro g. g. disse...

Talvez tenham dado carne para ele comer, pois isso aconteceu com um amigo meu, deu carne bovina para o papagaio dele e ele começou a se comer começando pelos dedos.

Midian disse...

Doutora meu lorinho estava com as unhas grandes. Quando eu fui olha ele direitinho o olho dele estava meio fechado pode ser que ele tenha coçado e feriu o que coloco me ajude.

Unknown disse...

Socorro meu papagaio filhote não quer come nen bebê água me ajuden meu email
malmeida.ja@gmail.com ou
MarcelloGamerTX@hotmail.com

Dienny Kelly disse...

Por favor preciso de ajuda meu papagaio anda muito triste só dorme não quer comer e está defecando sangue já dei dipirona mas ela não quer beber a água por favor me ajuda o que faço?

Dienny Kelly disse...

Por favor preciso de ajuda meu papagaio anda muito triste só dorme, não quer comer e está defecando sangue, coloquei dipirona na água mas ela não quer beber e não tem veterinário especializado na minha cidade

Sueli disse...

Bom dia
Dra poderia por favor me ajudar, meu papagaio amanheceu com coriza, dificuldade para respirar: os sintomas observados são:
espirros, secreção nasal, as penas ouriçadas, as penas da cabeça e ao redor dos olhos estão caindo, e algumas vezes respirando com dificuldade.
O que devo fazer para melhorar
sueli_marta@hotmail.com

Ivanilson Gomes disse...

Boa tarde
Dra poderia por favor me ajudar, meu papagaio esta com uns habitos estranhos como vive se cocando ranca as penas as vezes , e como medicação ele toma um remedio chamado canto lindo e o outro e avitrin mais o problema persiste melhora mais volta ate por que foi receitado apenas um mes ele melhorou mais deixamos de dar e passou ate os mesmo sintomas so que agora mais fraco o que faço continuo ou devo refazer uma nova consulta me ajude ele tem apenas 6 anos
ivanilsonigc@gmail.com

Unknown disse...

Olá, boa tarde.
Gostaria de uma orientação, apareceu um caroço que comprime o ouvido direito do nosso papagaio, aparentemente não está doendo, apesar disso, ele está sempre coçando.
O que poderia ser? Vi relatos parecidos aqui...
Aguardo retorno.
Obrigada.
e-mail- camilafbento@gmail.com

Shirlaine disse...

Tenho um papagaio d 4 meses q nao aceita mas a papinha nem frutas aceita raçao solida umedecida mas como nao agarra com a pata ainda tenho medo q fique desnutrido pois ele esfarela tda raçao nao sei se e o suficiente esta ativo fezes normais o q devo fazer

Shirlaine disse...

Por favor me respondam meu email e shirlainesanchez@gmail.com

Unknown disse...

Olá boa noite.
Meu papagaio macho fugiu deixando a femea no ninho com 2 ovinhos. Será que ele conseguirá voltar?
Estou super triste.....

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tbm quero saber pq meu papagaio de 2 meses ele tbm nao esta querendo comer alguém me diz oque é por favor 😔😔

Unknown disse...

Boa Noite
Meu papagaio só tem três meses e meio, ainda esta na papinha e parece ter torcido o pescoço, parece não aguentar a cabeça.
Não sei o que fazer por favor me ajudem.

obs: ele mexe o pescoço com dificuldade e coloca a cabeça pra trás e deixa ela nessa posição as vezes parece nao aguentar e quer vira para tras comeu muito pouco hoje quando vi.

Unknown disse...

Boa Noite
Meu papagaio só tem três meses e meio, ainda esta na papinha e parece ter torcido o pescoço, parece não aguentar a cabeça.
Não sei o que fazer por favor me ajudem.

obs: ele mexe o pescoço com dificuldade e coloca a cabeça pra trás e deixa ela nessa posição as vezes parece nao aguentar e quer vira para tras comeu muito pouco hoje quando vi.

Duto disse...

Bom dia.
Meu papagaio tem uma alimentação bem variada, rica em frutas, vegetais e sementes. Toma sol e não demonstra nenhum problema aparente, porém suas penas estão ficando amareladas de um tempo pra cá. Alguém poderia me ajudar ou dar alguma dica do poderia ser. Obrigado.

Unknown disse...

Olá meu papagaio tem 10 anos, a um tempinho apareceu duas bolhas de ar acima de suas asas. Alguém poderia me ajudar, estou preocupada.

Unknown disse...

Boa tarde!
Comprei uma papagaio e estou sentindo que ele esta meio triste, sempre com sono e sem fome, as penas ficam arrepiadas e sem esta encolhido.
ele e bem novo esta aprendendo a comer sozinho agora, com essas informaçoes voce consegue me dizer o que pode ser?

Unknown disse...

Boa tarde!
Ganhei um papagaio da tia de meu esposo, ele era da vó e quando a vó faleceu as tias me deram ele, o louro como chamamos está com 56 anos, ele é mjito esperto, alegre e falante. O olho esquerdo dele esta ficando muito fechado e tenho a impressão que ele não está enchergando bem do olho esquerdo. Compro ração própria para aves, semente de girasol, ele é um membro da família não consigo imaginar a casa sem ele pois só aqui em casa ele já esta há 15 anos. o que pode ser feito para melhorar o olho do meu louro? O meu e-mail: luiza_phs@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá doutora meu papagaio está com uma mancha branca nos olhos e pouca visão. Aqui na minha Cidade ñ tem veterinário para avis oque devo fazer

Unknown disse...

Olá alguém possa min ajudar

Unknown disse...

Olá alguém possa min ajudar

Unknown disse...

Olá doutora boa noite eu preciso de uma ajuda urgente meu papagaio esta com medo de min e muito espantado o que devo fazer min ajudar

Dri Artes disse...

olá Letícia,meu papagaio caiu de cima da porta da cozinha hoje,ele ficou zonzo achei que iria morrer imaediatamente,mais ele melhorou,ai ele começoua comer a semente e começou a fazer vômitos e tá bem esquisito,será que foi a queda que o deixou assim?obg Adrianne Nova Viçosa BA

Unknown disse...

Boa noite,estou sem saber o que fazer.apareceu um caroço debaixo do bico do meu papagaio,alguem sabe o que é

Bruna Sena disse...

Olá doutora,

meu papagaio tem 19 anos, sempre foi muito saudável, está se alimentando normalmente e agindo também.
mas essa quinta-feira notei um inchaço perto da perninha direita dele, na barriga. há mais ou menos duas semanas ele caiu dentro da máquina de lavar e passou algum tempo lá dentro até que eu o resgatasse. será que pode ter algo a ver? ou ele pode estar com alguma espécie de tumor? ele aparenta estar normal, mas já percebi que isso está o incomodando um pouco, mas ele nao apresenta sinal de tristeza.
não sou de fazer consultas na internet, mas ainda nao consegui encontrar um veterinário que entenda de aves na minha cidade, continuo procurando, mas estou muito nervosa, amo muito meu lôro. não tenho coragem de tocá-lo para ver se sinto alguma massa no inchaço pq tenho medo de estressá-lo e machucar mais o local.
a alimentação dele é bem variada com semente de girassol, goiaba, milho e coisas desse tipo.

email para resposta é brunabsena@hotmail.com

Unknown disse...

Olá,bom dia!
Estou desesperada meu papagaio esta puxando muito a respiração, ele não esta conseguindo falar esta sem voz, e diminui a alimentação conforme a respiração esta o rabinho dele acompanha a respiração oque pode ser?

Ivair disse...

Bom dia , alguem pode me ajudar , tenho um papagaio de 10 anos , deu um papo debaixo da lingua dele do lado esquerdo , ele esta alimentando mau com dificuldade por causa dessa bolha na boca dele , alguem tem alguma dica o que possa ser

Unknown disse...

BOA NOITE DOUTORA !

PRECISO DA SUA AJUDA , O MEU PAPAGAIO TEM 20 ANOS , E DO NADA COMEÇOU A PUXAR A RESPIRAÇÃO , COMO SE TIVESSE COM O NARIZ INTOPIDO.QUAL REMEDIO POSSO DA ELE ? ME AJUDE POR FAVOR
KELALVES21@HOTMAIL.COM

Rodragon disse...

NÃO COMPREM PÁSSAROS!!!!!!!! :(

Para você ter um loro em casa, outros 9 morrem no caminho do "vendedor". Esse é o tráfico mais perverso que existe. Por favor, não financie a morte de bichos. Abraços.

Unknown disse...

Muito obrigado ao Dr. Clifford pela ajuda que ele me prestou, eu era um paciente com HIV, vi um blog pelo qual o Dr. Clifford curou o HIV, eu decidi contactá-lo o que fiz, preparou o remédio para as ervas e enviou-o para mim e depois de ter usado as ervas que ele enviou, ele me pediu para fazer check-up após três dias usando as ervas. Por sorte, eu fui testado HIV negativo, agora eu acredito em todos esses testemunhos sobre ele na INTERNET, ele é realmente um grande homem. Você pode entrar em contato com o grande Herbalist e um conjurador de feitiços em (drcliffordsolutioncenter62@gmail.com). ou WhatsApp no, (+2348105049840)

Unknown disse...

Boa noite Dra., tenho um papagaio há 14 á 15 anos, chegou aqui sem pena recém-nascido , crio solto, só prendo á noite! Ele é muito falante!
Mais vamos ao que interessa:- nesse 3 últimos anos o papo tem ficado cinza, só a lã passa alguns meses assim depois volta ao nornal (verde),alguns meses depois volta a ficar cinza, normalmente ex amo, agora tem demorado mais e está aumentando por baixo das asas e pescoço! O que será?
Os veterinários daqui são especialista em bovinos, equinos e cachorros!!
Meu e mail.. ocmguerra@UOL.com.BR
Agradeço á atenção , Orlando Guerra (77981071010)

Unknown disse...

Boa noite Dra., tenho um papagaio há 14 á 15 anos, chegou aqui sem pena recém-nascido , crio solto, só prendo á noite! Ele é muito falante!
Mais vamos ao que interessa:- nesse 3 últimos anos o papo tem ficado cinza, só a lã passa alguns meses assim depois volta ao nornal (verde),alguns meses depois volta a ficar cinza, normalmente ex amo, agora tem demorado mais e está aumentando por baixo das asas e pescoço! O que será?
Os veterinários daqui são especialista em bovinos, equinos e cachorros!!
Meu e mail.. ocmguerra@UOL.com.BR
Agradeço á atenção , Orlando Guerra (77981071010)

Unknown disse...

Oi Dra. Me ajude!!! estou preocupada com meu papagaio. Ele tem 3 meses, caiu da mesa da cozinha e agora esta sem equilibrio, nao fica mais ereto. Ainda come papinha, as fezes normais. Coloco ele na caixa pra ele ficar quietinho, mas ele se arrasta, fica agitado querendo colo.Será que machucou? no meu colo ele fica quietinho, cochilando... Eagora????
:( ;(

Unknown disse...

Me ajude por favor, meu papagaio é novinho ganhei De uma tia, ele não consegue ficar em pé , mas já tem todas as penas já era pra estar de pé. Até que ele se alimenta bem mas parece nao ter resistência pra ficar de pé. Me ajude por favor. E-mail: vaneessafranco@gmail.com

Tânia Beserra disse...

Dra, minha cunhada tem um papagaio a pelo menos uns 30 anos, mas achamos que ele é mais velho que isso. Sempre pensamos que ele era macho. Esta semana colocou um ovo, ficamos sem saber pq, quer dizer, agora sabemos que ele é ela. iSSO É NORMAL? colocar ovo nesta idade? e estamos preocupados pq depois disso o papagaio ficou triste e calado num cantinho. O que posso fazer?

Júlio Cézar Maricá disse...

Bom Dia!
Dra, adquiri um papagaio com +/- 2 meses de vida, de um criador registrado no IBAMA (INEA). Ele está se alimentando muito bem,porém, ainda tenho que dar papinha com uma seringa própria. Apesar de sempre limpa-lo com pano úmido ou toalha de papel, percebo papinha grudadas nas penas do bico e cabeça. Como proceder para remove-la?

Unknown disse...

Existe alguma maneira d o papagaio conhecer uma pessoa pelo cheiro ou saber qndo alguém chega tenho um papagaio e ele sabe qndo meu cunhado abre o portão o que pode ter acontecido

Unknown disse...

Meu papagaio caiu de uma arvore de 15 metros.
Ficou muito assustado e gritando muito no dia,depois ficou mais calmo.
Estou dando ele dipiroma e 3 gotinhas de diclofenaco,porque ela esta espirrando muito e saindo um pouco de sangue do nariz dele.
Mais ela esta comendo normal,andando normal parece que nao quebrou nada!
Hoje fez 2 dias que ele caiu,posso continuar dando o mesmo remedio ou devo mudar para outro?

Unknown disse...

Olá meu papagaio e um bebê de apenas um mês e meio.so que ele está sem apetite e tenho medo de perder-lo medo que seque o peito. Pois já perdir um.me ajude.
edjanegouveia2013@gmail.com.mande uma resposta rápido por favor.estou preocupada

Unknown disse...

Olá
Tenho um Papagaio de 10 anos e recentemente quando vc vai brincar com ele, ele fica com uma respiração forte e também como se estivesse sem ar, ele se encolhe todo e fica torto como se fosse tombar pro lado.
Tudo isso dura em média uns 10 segundos.
E isso acontece apenas quando vc vai brincar com ele fazendo cocegas na cabeça dele.
A alimentação dele é de mistura de girassol, frutas como banana e outras com sementes, talos e giló

Unknown disse...

Olá
Tenho um papagaio que tá com uma mancha branca na cabeça e na assa e não nasce pena.o que devo fazer com ele?

Raquel disse...

Olá!
Eu tenho um papagaio de aproximadamente 35 anos, o ouvido dele começou a inchar e está saindo uma massa estranha às vezes sangra, mas ele está se alimentando normalmente e andando o que eu posso fazer por ele.
A.T.T s

Unknown disse...

Boa noite Ana meu papagaio tem cerca de 1 ano e a algumas semanas atrás notei o aparecimento de uma verruga no canto superior do bico gostaria de saber o que se trata

Gustavo disse...

Boa noite. Teve alguma resposta. O meu está com o mesmo problema

Unknown disse...

Olá alguém sabe se e normal cocota caturrita acho q está resfriado Aff moro no sul ele está com as fezes líquidas e verdade 😟 ele.tem 7meses cuidonda alimentação água frutas. Mais ta bem só isso de momentos mesmo.

Unknown disse...

Olá boa tarde tenho umapapagaia com mais de 30 anos só que agora o bico dela está crescendo muito parte superior é esta bem fino o que eu faço?

Unknown disse...

Você é de qual estado? Sou do DF e estou procurando um criador e não encontro.

Rodolfo disse...

Bom dia
Meu filhote de 37 dias esta ficando alguns momentos com a asa caida e todos os catuchos das penas estao enormes
Sera q é por isso que tem hora q ela cai , pois pode ta tipo pesado ou ate mesmo dolorida por ta nascendo pena

Unknown disse...

Meu papagaio está tendo câimbras oque pode ser ?

Unknown disse...

Olá Dra tenho uma caturra filhote fomos dar banho nele ele tentou voar minha esposa agarrou ele no susto dali e diante ele não caminhou mais faço oque

Unknown disse...

Ele tava gripado