quarta-feira, 3 de setembro de 2008

MONTANDO SEU AQUÁRIO

Antes da Montagem do aquário é necessário, primeiramente a escolha dos equipamentos e do aquário a serem usados.

Para a escolha do tipo e tamanho do aquário é preciso ter definido que peixes irão habitá-lo: grandes ou pequenos, mais ou menos sociáveis e a quantidade aproximada. É muito comum, após a compra do aquário, ocorrer um super povoamento porque o iniciante coloca todos os peixes diferentes que encontra nas lojas. Esta é uma das principais falhas dos menos avisados.

Existem várias opções de modelos e tamanhos de aquários disponíveis no mercado.Podem ser encontrados os tradicionais globos, os aquários retangulares e modelos mais exóticos como os sextavados ou com vidros curvos. Os aquários globos devem ser vistos mais como uma pequena peça decorativa, pois não permitem a instalação dos equipamentos necessários e tornam a manutenção da qualidade da água muito difícil. Podem ser uma opção para quem quer poucos exemplares de um peixe resistente como o Kinguio ou peixe japonês. Outra opção é o peixe Betta que requer pouco cuidado com a água. A escolha do tamanho do aquário dependerá de fatores como espaço disponível, o tamanho de peixes que irão habitá-lo e o quanto se pretende investir em sua aquisição. Porém, existe uma regra fundamental que todos os iniciantes na aquariofilia devem saber. "Aquários grandes são de mais fácil manutenção e proporcionam chances de sucesso bem maiores que aquários pequenos". Isto acontece porque em maior volume de água é mais fácil alcançar e manter o equilíbrio biológico. As variações na qualidade da água são menos intensas e freqüentes.

A escolha do substrato a ser utilizado no fundo do aquário deve ser feita utilizando areão de rio com granulometria média (entre 3 e 5 mm) para que a filtragem de fundo funcione adequadamente e as plantas possam se enraíza não sendo escolhidos cascalhos que possam causar alterações na qualidade da água ou que contenham arestas onde os peixes possam se ferir.

Uma bela decoração tem como objetivo a satisfação e a admiração das pessoas, assim como proporcionar aos seus "moradores" um ambiente agradável e o mais próximo possível do natural. Junto com o substrato fazem parte da decoração pedras, plantas, troncos e enfeites. As pedras devem ser do tipo seixo rolado de rios. Evite o uso de cristais, mármores e outras variedades que possam alterar a qualidade da água, principalmente o pH. Proporcione alguns esconderijos para os peixes durante a colocação das pedras.

Troncos podem ser usados na decoração, mas antes de serem introduzidos no aquário devem passar pelo seguinte tratamento: Deixá-los submersos em um recipiente com água durante, pelo menos, um mês. Realizar trocas periódicas da água, pelo menos duas vezes por semana, até que o tronco não esteja mais tingindo a água. As plantas são fundamentais na decoração e exercem um papel muito importante no equilíbrio biológico .
Também são encontrados vários enfeites em lojas especializadas e a maioria é voltada às crianças. Desde que os componentes destes enfeites não alterem a qualidade da água e que não possuam arestas onde os peixes possam se ferir, não há maiores restrições.

A iluminação desempenha papel fundamental no desenvolvimento das plantas, fornecendo energia para que elas realizem a fotossíntese. Visto que a grande maioria dos peixes costuma se alimentar quando há claridade, a iluminação também irá ajudar os peixes a aproveitar melhor o alimento oferecido. O tipo de iluminação mais usado e de boa aceitação é o de lâmpadas fluorescentes ou "lâmpadas frias" como são popularmente chamadas.

É imprescindível que o aquário esteja equipado com um bom sistema de oxigenação e filtragem para obter uma boa qualidade da água. Não podemos contar com as plantas para o fornecimento de oxigênio aos peixes. Mesmo produzindo oxigênio, através da fotossíntese, durante o período de claridade, estas mesmas plantas consomem este gás durante a noite.

Todos os tipos de filtros instalados em aquários promovem também a oxigenação da água e eliminação de gás carbônico, através da formação de borbulhas ou pela simples movimentação da água.Basicamente três tipos de filtragem podem ser realizadas no aquário: a filtragem mecânica, a fina e a biológica. A filtragem mecânica capta as partículas em suspensão na água, através de elementos filtrantes como a lã de nylon, enquanto a fina retira impurezas que estejam diluídas na água, quando esta passa por outro elemento filtrante como o carvão ativado. Já a filtragem biológica consiste na degradação da matéria orgânica acumulada, através de bactérias benéficas que se instalam nos elementos filtrantes ou no substrato de fundo. A ação destas bactérias evita o acúmulo de compostos nitrogenados prejudiciais aos peixes.

A MONTAGEM

É muito importante escolher com critério o local para a montagem do aquário, a fim de evitar a necessidade futura de troca de local, tarefa trabalhosa visto que o aquário não pode ser movimentado cheio de água. O local destinado à montagem não deve receber luz solar direta ou mesmo ter muita claridade natural. Esta medida evita a proliferação excessiva de algas e a conseqüentemente a necessidade de limpezas freqüentes.

Se o aquário não tiver móvel próprio é necessário verificar previamente a resistência do móvel que irá sustentá-lo Apesar de consumir pouca energia elétrica, o aquário possui alguns equipamentos elétricos. Considere a proximidade de pelo menos uma tomada de força durante a escolha do local de montagem. Esta tomada deverá, preferencialmente, estar localizada acima do nível da água do aquário para evitar que a parte elétrica seja molhada durante a manutenção. Deve-se evitar locais sujeitos a trepidações e muito próximos a circulação intensa de pessoas. Estes cuidados evitarão acidentes.

Para montar o aquário, corretamente, deverá ser seguidos os seguintes passos:

1) A fim de corrigir possíveis diferenças na superfície do móvel, que poderiam forçar o vidro de fundo, o aquário deve sempre ser montado sobre uma placa de isopor de pelo menos 1 centímetro de espessura.
2) Quando o aquário for equipado com filtro de placas, estas devem ser instaladas antes de tudo, cobrindo todo o fundo da cuba de vidro.
3) Espalhar o substrato de fundo de forma a manter uma inclinação de trás para frente do aquário, proporcionando uma melhor visualização. Para tanto, cerca de 7 centímetros na parte de trás e 3 centímetros na frente, variando com o tamanho do aquário, darão um bom resultado.
4) Acomodar a parte decorativa composta por pedras e troncos, e os equipamentos como filtro externo, termostato, aquecedor e termômetro, sem ligá-los.
5) Colocar água até cerca de ¾ do volume total com o cuidado de despejar sobre uma pedra decorativa ou sobre um prato colocado sobre o substrato, para não revolver o fundo. Pela praticidade que representa, a água de torneira é usualmente utilizada na montagem de aquários, desde que realizado o devido tratamento.
6) Tratamento da água: O primeiro passo para o tratamento da água de torneira é testá-la para verificar a possível presença de cloro. Este produto utilizado no tratamento da água de consumo doméstico pode ser fatal para os peixes. Para esta verificação, utiliza-se o Labcon CloroTest, que indica a presença ou não de cloro na água. Caso o teste indique a presença de cloro, este pode ser eliminado de forma fácil e eficiente com a aplicação do Labcon Anticlor.
7) Chegou a hora de colocar as plantas aquáticas, não sem antes tomar alguns cuidados. Faça uma poda das raízes e retire as folhas velhas. Em seguida, realize um tratamento com Labcon Clean para evitar a introdução no aquário de organismos indesejáveis causadores de doenças ou de infestações, como no caso de caramujos. Após o tratamento faça o plantio, fixando as raízes no substrato de fundo.

Após a aplicação do Labcon Protect, realização do teste de pH e suas eventuais correções, além do ajuste da temperatura, o aquário já está pronto para receber os primeiros peixes. Porém, este não é o procedimento mais recomendado. Como o equilíbrio biológico da água do aquário só é alcançado com uma população adequada de microorganismos necessários à filtragem biológica, o ideal é que o aquário passe por um período de maturação antes de receber seus primeiros habitantes. Recomenda-se um intervalo de pelo menos uma semana entre a montagem do aquário e seu povoamento, período em que os equipamentos devem funcionar normalmente e a qualidade da água deve ser monitorada quanto ao ph, oxigênio, temperatura ( 22 a 28°C) e só após colocar os peixes no aquário.

Nunca solte os peixes sem que antes eles passem por uma fase de aclimatação. Deixe o saco plástico, fechado como saiu da loja, flutuar na água do aquário por cerca de 15 minutos. Após este tempo abra a embalagem e coloque um pouco de água do aquário para dentro da embalagem de transporte e aguarde mais alguns minutos. Aproveite este tempo para realizar o tratamento preventivo dos peixes na água de transporte, com a aplicação do Labcon Clean, a fim de evitar a introdução de alguma doença no aquário. Liberte então os peixes para a água do aquário com o auxílio de um pequeno puçá próprio para movimentação de peixes. A água da embalagem não deve ser colocada no aquário, para evitar impurezas e doenças que porventura possam existir na água.
Fonte consultada: www.labcon.com.br

Nenhum comentário: